Pia Sundhage usa música brasileira para embalar treinos de bola parada
No futebol é comum se falar em jogadas “cantadas”, mas Pia Sundhage, técnica da Seleção Brasileira Feminina, leva isso a sério. A sueca de 60 anos faz paródias de músicas para indicar que tipo de treino quer executar.
E uma das canções escolhidas para isso foi Anunciação de Alceu Valença para treinar bolas paradas com as meninas. A treinadora explicou a história ao site da CBF.
“A primeira vez que ouvi essa música foi durante uma reunião da comissão técnica, e cada um de nós tinha que escolher uma música, e o Miguel Ernesto (supervisor) escolheu ‘tu vens, tu vens’. E alguma coisa aconteceu naquela sala. Todo mundo sabia a música, com exceção de mim e da Lilie, minha auxiliar técnica sueca, e ela não sabe cantar. E eu soube que essa era a nossa canção”, conta Pia.
Não contente, além de explicar a situação, Pia Sundhage pegou o violão e começou a cantar o clássico da MPB soltando a voz em um português bem honesto.
“Uma coisa que é importante para nós são as jogadas de bola parada, então cantamos ‘set pieces’ e aí se tornou uma canção e eu adorei”, destacou a treinadora. “Set pieces” é o termo inglês usado para designar treinos de faltas, escanteios e laterais.
Pia Sundhage está no comando da Seleção Feminina, desde 2019, visando os Jogos Olímpicos de Tóquio. Nessa competição, o Brasil busca uma inédita medalha de ouro. O melhor resultado da Seleção nos Jogos foram duas pratas em Atenas (2004) e Pequim (2008).
Sobre Anunciação
A música foi gravada, pela primeira vez, em 1983 no LP Anjo Avesso e se tornou um dos grandes sucessos de Alceu Valença em mais de 40 anos de carreira.
LEIA MAIS