Ataques estão mostrando sua eficiência neste início da Premier League
Os apaixonados pela Premier League não podem reclamar dos ataques neste início de temporada. Foram marcados 67 gols em 18 jogos disputados, com média de 3,7/partida. Trata-se de um recorde na história do Campeonato Inglês. Desde que a competição foi criada, nunca tivemos uma média de bolas na rede tão alta em duas rodadas disputadas.
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJPYWMzQ2FOMCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
Apesar de termos todo o campeonato pela frente, esse número de gols faz com seja possível imaginar que a edição 2020/21 supere os números da última temporada, que teve uma média de 2,82 gols / partida. Se levarmos em conta apenas as duas primeiras rodadas de todas as 29 edições disputadas, podemos ter uma ideia de como a atual edição da Premier League está sendo ótima para quem gosta de ver bola na rede.
Em apenas três edições tivemos uma média igual ou superior a três gols por jogo. Entretanto ainda são números bem abaixo da temporada atual:
- 2003/04 – 3,2/partida
- 2018/19 e 2004/05 – 3/partida
Eficiência ofensiva na Premier League
Um dos fatores que ajuda a entender essa média é o fato que em duas rodadas tivemos ao menos um gol sendo marcado. Além disso, apenas o Sheffield United segue sem balançar as redes.
Outro detalhe importante é em relação aos empates. Após o fim da segunda rodada, nenhuma partida terminou empatada.
Temos outros fatos interessantes que ajudam a entender essa média. O Leeds United é o clube que mais contribui para essa média. Em duas partidas, o time marcou sete vezes, mas sofreu o mesmo número de gols.
O time do técnico Bielsa “puxa” essa média, mas oito outros clubes que contribuem de forma significativa, seja pela quantidade de gols marcados, seja pela quantidade de gols sofridos:
- Leicester City – seis gols pró / um contra;
- Everton – seis gols pró / dois contra;
- Arsenal – cinco gols pró / um contra;
- Liverpool – seis gols pró / três contra;
- Tottenham – cinco gols pró / três contra;
- Fulham – três gols pró / sete contra;
- Southampton – dois gols pró / seis contra;
- West Bromwich – dois gols pró / oito contra;
Contudo, essa média ainda pode ter alterações. Por conta do calendário, a Premier League adiou as partidas do Manchester City e Manchester United na rodada inaugural do campeonato. Mesmo assim, a atual edição já tem o maior número de gols marcados em duas rodadas (62).
LEIA MAIS:
Jornal lista 10 craques do futebol mundial que ainda estão sem time na temporada
Liverpool encorpa elenco e busca solucionar “problemas” de últimas temporadas