Postura do Comitê foi abordada no Redação SporTV desta sexta-feira (28)
A falta de posicionamento do COI (Comitê Olímpico Internacional) sobre os protestos antirracistas foi tema de debate no “Redação SporTV” desta sexta-feira (28). Os jornalistas questionaram o fato da entidade não ter falado a respeito do tema, que mobilizou atletas em diferentes esportes, como basquete, tênis e beisebol.
“Houve casos no basquete, tênis e beisebol, mas o Comitê Olímpico não falou nada sobre o assunto ainda. É uma entidade arcaica, são 125 anos de vida, só nove presidentes, todos homens, brancos, oito europeus, um norte-americano. É uma entidade muito europeia”, afirmou Guilherme Costa.
O jornalista ainda atribuiu a falta de posicionamento do COI ao fato de os protestos não terem chegado na Europa. Ele relembrou outras competições que estão para ser disputadas. Entretanto, em nenhuma delas os movimentos são temas de discussão.
“Os protestos ainda não chegaram na Europa. Tanto é que vamos ter o Tour de France e ninguém está falando nada sobre as pautas antirracistas. Até porque a maior parte dos atletas são brancos, mas é um evento gigantesco. Acho que o COI ainda não entrou pra valer”, completou.
Barreto foi outro a fazer coro em relação às críticas ao COI. Para o apresentador, vai ser impossível a entidade fingir que não está vendo.
“Não há como o COI fingir que não está vendo. No momento em que os atletas estiverem reunidos e realizarem os boicotes”, afirmou.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJ1UWpKbVNWZSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
LEIA MAIS
Novas duplas estreiam no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia em retomada