Camisa 10 fez um duro desabafo após a derrota por 2 a 1 para o Osasuna
O Barcelona foi derrotado, na última quinta-feira (16), pelo Osasuna em pleno Camp Nou. Além disso, os Culés viram o arquirrival Real Madrid garantir o título com uma rodada de antecedência. Extremamente insatisfeito, o atacante Lionel Messi desabafou após a partida. Mas a reclamação do argentino foi por muito mais que a derrota.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Durante muitos anos, nos acostumamos a ver um Lionel Messi calado, concentrado apenas em seu futebol. Entretanto, a crise interna no Barcelona tem feito o seis vezes melhor do mundo tomar uma postura mais crítica.
“O Real Madrid fez o que precisava fazer e tem muito mérito (na conquista)… Mas nós ajudamos que eles levassem La Liga. “, disparou Messi após a partida contra o Osasuna.
As duras críticas do argentino são sintomas de um Barcelona dentro e fora de campo. Desde que o futebol foi retomado na Espanha o Barça vem tendo dificuldades nas partidas. Em alguns jogos, os culés foram salvos justamente pela genialidade Messi.
Problemas com Quique Setien
Durante o desabafo, Lionel Messi não citou o nome do treinador do Barça, Quique Setién. Entretanto, é sabido que o técnico não tem uma boa relação com o grupo. Jogadores como, por exemplo, Piqué, Suarez e o próprio Messi já haviam desaprovado a demissão de seu antecessor, Ernesto Valverde.
Em Fevereiro, o diretor de futebol do Barça, Eric Abidal, já havia dito que a demissão de Valverde não foi conta dos resultados no campo, mas sim pela insatisfação dos jogadores. Contudo, o próprio Messi utilizou as redes sociais para rebater as afirmações do ex-jogador francês.
Após a derrota para o Osasuna, o argentino criticou a forma como o Barcelona vem jogando. O camisa 10 ainda afirmou que o time tem de mudar porque senão vai “perder o jogo contra o Napoli também”.
“Desde janeiro, tudo está horrível. Não esperávamos nem queríamos acabar dessa maneira, mas foi a confirmação de como foi todo nosso ano. Fomos uma equipe muito irregular, muito fraca, e os outros ganham de nós na velocidade, criam chances em cima de nós e nos fazem gols. Perdemos muitos pontos onde não deveríamos perder”, disse o camisa 10 em uma possível referência a chegada de Setién em Janeiro de 2020.
Barcelona sem projeto de futebol
Entre as principais críticas ao Barcelona na temporada 2019/2020 está sobretudo a falta de um planejamento. As contratações de peso nos últimos anos como, por exemplo, Dembéle, Phelippe Coutinho e Griezmann não deram certo.
Com isso, os planos para ter um jogador que dividisse o protagonismo com o argentino foram falhos. Este inclusive é um dos possíveis motivos para a não renovação de Messi com o Barcelona.
Além disso, o envolvimento do presidente Josep Maria Bartomeu no escândalo apelidado de BarçaGate pioram a situação. De acordo com a Cadena SER, de Madri, dirigentes do Barcelona, incluindo o mandatário, teriam contratado uma empresa para realizar ataques virtuais a jogadores e ex-jogadores como Messi, Piqué e Xavi.
O presidente, portanto, está cada vez mais isolado e setores da imprensa já apontam adiantar as eleições como uma saída para a crise institucional instaurada nos Culés.