Home Futebol Ex-Real Madrid promete prever desempenho de atletas e usou CR7 como exemplo

Ex-Real Madrid promete prever desempenho de atletas e usou CR7 como exemplo

Aniversariante nesta quinta-feira (2), o meia espanhol Estebán Granero promete adiantar rendimentos dos atletas profissionais de futebol

Rafael Alves
Jornalista formado em 2022 pela Universidade Cruzeiro do Sul. Produtor de conteúdo para internet desde 2017, iniciou no Torcedores em 2018 e cobriu uma Copa do Mundo e uma Olimpíadas. Atua também nas áreas de Fórmula 1 e Valorant.

Aniversariante nesta quinta-feira (2), o meia espanhol Estebán Granero promete adiantar rendimentos dos atletas profissionais de futebol

A influência dos dados no futebol contribui muito para o avanço do esporte. Com cada vez mais investimento na área da tecnologia, empresas surgem para aumentar o desempenho dos atletas profissionais em campo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJWd3VSRFVSTSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Isso é o que a empresa do meia Esteban Granero, que já passou pelo Real Madrid entre 2009 e 2012, pretende fazer no futuro do futebol. Segundo o jogador de futebol de 33 anos de idade do Marbella, da terceira divisão do Campeonato Espanhol, a sua companhia, chamada Olocip, é formada por 90% de cientistas e especialistas em inteligência artificial.

Para exemplificar, Granero usou a escolha de um atacante entre duas opções de jogadores com 10 gols cada. “Um pode tê-los feito pelo Bayern, e o outro na segunda divisão belga. E, se você quer contratá-lo para o Braga, isso não quer dizer que ele vai marcar dez gols”, disse em entrevista ao jornal Record, de Portugal.

“Com essas informações, e depois de vermos como se adaptaram milhares de contratações aos respectivos times, o modelo aprende a prever como se adaptará o jogador a um novo contexto. É um modelo multivariante, em que a partir de X perguntas se consegue Y respostas. Há milhares de variáveis diferentes com essa informação”, comentou o meia espanhol.

PUBLICIDADE

“Não é uma bola de cristal que diz se Mbappé vai marcar 15 gols no Real Madrid, mas pode dizer se tem 95% de probabilidade de marcar entre 14 e 16 gols. É matemática”, disse Esteban Granero.

PUBLICIDADE

O português Cristiano Ronaldo foi usado como teste para Granero, em seu primeiro ano na Juventus. A empresa acertou que o atacante ex-Real Madrid marcaria 28 gols e dez assistências na estreia na Itália. “Se quiserem um prognóstico de cinco anos, também é possível. Só que no segundo ano se acumula a margem de erro do primeiro e assim sucessivamente. A incerteza aumenta”, explicou o meia.

LEIA MAIS:

Dia do Hospital: 5 jogadores que são famosos por viverem lesionados

PUBLICIDADE

Gringos de luxo! 10 jogadores estrangeiros mais valiosos do Brasileirão 2020

7 promessas brasileiras que estão “escondidas” em mercados alternativos

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial