Ex-nadador norte-americano completa 35 anos nesta terça-feira (30) com conquistas memoráveis ao longo dos anos
Considerado um dos maiores atletas do mundo, o americano Michael Phelps completa 35 anos nesta terça-feira (30). Com 24 deles dedicados ao esporte, ele é dono dos maiores recordes da natação e do esporte mundial.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Em 2012 o ex-nadador se tornou o atleta com mais medalhas na história dos Jogos Olímpicos. Já em 2016, apesar de praticar um esporte individual, se tornou o maior medalhista olímpico por equipe. Phelps disputou cinco edições da competição esportiva, nas quais saiu com medalhas em quatro.
Após as Olímpiadas de Londres, em 2012, anunciou sua aposentadoria. Entretanto, por conta de envolvimento em polêmicas na vida social, resolveu voltar às piscinas em 2016. Com o final das Olimpíadas do Rio, Phelps deixou o esporte. Aos 31 anos conquistou seis medalhas, sendo cinco de ouro.
O atleta soma 28 medalhas em Jogos Olímpicos e outras 55 em campeonatos de natação.
Conheça as medalhas memoráveis:
Jogos Olímpicos – Atenas 2004
Embora tenha chegado perto com um quinto lugar em Sydney 2000, suas primeiras medalhas em Jogos Olímpicos vieram em Atenas. O nadador conquistou seis de ouro. Entretanto, neste ano Phelps buscava superar o recorde de sete ouros de Mark Spitz, mas não conseguiu por conta de dois bronzes nos 4×100 e 200m livre.
Jogos Olímpicos – Pequim 2008
O ano de 2008 foi dourado para o atleta, conquistando oito medalhas de ouro. Assim, colocava seu nome entre os maiores da natação. Com um tempo de 4:03.84, batia o recorde mundial nos 400m estilo medley. Recorde esse que é mantido até hoje.
Jogos Olímpicos – Rio de Janeiro 2016
O nadador se despediu no alto do pódio. Em 2016, conquistou seis medalhas, sendo cinco de ouro. Contudo, finalizou sua carreira com um recorde olímpico e um tempo de 3:27.95 na prova de revezamento 4x100m estilo medley.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJyTGhXYUp2MiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
LEIA MAIS
Tóquio -2020: Organização admite chances de que Jogos sejam novamente adiados
Phelps aprova adiamento das Olimpíadas, mas afirma: “quebra o coração dos atletas”