Ontem a tarde a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) apresentou ao Governo do Rio Grande do Sul o protocolo para a retomada do Gauchão a partir de 19 de julho
Assim como a maioria dos outros campeonatos estaduais do país, o Campeonato Gaúcho está paralisado a cerca de 3 meses devido a pandemia do Coronavírus. Entretanto, com a volta do Campeonato Carioca, algumas competições retomaram as tratativas para o retorno do futebol. Dessa forma, a Federação Gaúcha de Futebol apresentou um protocolo ao Governo do estado com intenção de retomar o futebol no Rio Grande do Sul.
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJDUzdlY3ZHTiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
Segundo informações, as normas enviadas pela FGF são bastante rígidas e foram bem recebidas pelas autoridades estaduais. No entanto, ainda não há nada certo. Caso o governo aprove o protocolo, o Campeonato Gaúcho poderá ser retomado no dia 19 de julho. Dessa forma, é previsto que a competição seja encerrada até no máximo o dia 9 de agosto. Inclusive, a rodada de reabertura do Gauchão deverá ter os clássicos Gre-Nal, Ca-Ju e Bra-Pel.
O protocolo apresentado pela Federação Gaúcho também salienta que terá uma redução de número de sedes. Portanto, os Estádios 19 de Outubro (São Luiz, em Ijuí), Colosso da Lagoa (Ypiranga, em Erechim) e Bento Freitas (Brasil, em Pelotas) não serão utilizados. Além disso, deve ser feito duas baterias de 50 testes para Covid-19 durante o período de treinamento. A primeira no começo dos treinos e a segunda na reta final.
Vale mencionar que somente faltam três rodadas para encerrar o segundo turno do Campeonato Gaúcho. Para a fase final terá novamente uma bateria de exames de Covid-19. No entanto, para o Campeonato Gaúcho poder retornar, será necessário um posicionamento e autorização do governo.
LEIA MAIS:
Relembre a parceria de Keno com Grafite no Santa Cruz
5 pontos que devem agitar a volta da Champions League
Relembre a apresentação de Kléberson junto com CR7 no Manchester