Enquanto no Rio existe um desentendimento entre os grandes clubes quanto a volta dos jogos, em São Paulo os clubes têm um acordo para voltarem todos juntos aos treinos
O futebol de São Paulo e do Rio de Janeiro sempre foram protagonistas de rivalidade na disputa de jogos e competições entre si dentro de campo. Fora dos gramados, em tempos excepcionais, de pandemia do coronavírus, os clubes dos dois estados contrastam na maneira de traçar um plano para a volta do futebol, paralisado há meses. Em São Paulo, com ressalvas, existe uma união dos clubes quanto ao assunto, enquanto no Rio não existe essa harmonização.
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJLWGtVRWRuRyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
No estado paulista, o que existe é “um acordo de cavalheiros” entre não só os quatro principais clubes de São Paulo (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo) mas também entre as demais 12 equipes que disputam a primeira divisão do Paulistão 2020.
No dia 2 de Junho, o RB Bragantino chegou a quebrar esse acordo e retomou os treinamentos, mas logo voltou atrás, depois de uma pressão das demais equipes que alegavam que o clube do interior paulista poderia se beneficiar no quesito preparação para os jogos com a volta antecipada. Sendo assim, o RB Bragantino voltou a paralisar às atividades e todas as equipes voltaram a fechar um acordo de só retornarem juntos aos treinos.
Atualmente, os clubes só estarão liberados para treinar a partir de 1° de Julho, conforme anunciou na última quarta-feira (17) o Governador do estado, João Dória. Só que de acordo com a informação do jornalista Ulisses Costa, do programa Jogo Aberto, o Corinthians vai retornar às atividades na próxima segunda-feira, 22 de Junho.
Já no Rio de Janeiro, existem dois grupos opostos e inclusive o retorno dos jogos já definido. Flamengo e Vasco estão de um lado, Botafogo e Fluminense de outro. Enquanto o cruzmaltino e o rubro-negro se colocaram a favor de uma volta dos jogos mais cedo, o fogão e o tricolor não compactuaram com a ideia.
Após reuniões entre a Federação de Futebol do Rio e os clubes, ficou definido que nesta quinta-feira (18), às 21h, a primeira divisão do Campeonato Carioca será retomada, com a partida entre Flamengo e Bangu. O rubro-negro treina desde o dia 20 de maio, e o Bangu voltou aos treinos três dias depois, de acordo com o presidente do clube.
Botafogo e Fluminense, que têm jogos marcados para o dia 22 de Junho, se negam a entrar em campo ainda neste mês, e o presidente do tricolor, Mário Bittencourt, admitiu a possibilidade do clube entrar com uma ação na justiça desportiva, para revogar a tabela. Vale ressaltar que o clima entre os dirigentes dos clubes não vem sendo dos mais pacíficos, por conta dessas questões do retorno, com direito até de troca de farpas, publicamente, entre Carlos Augusto Montenegro, membro do comitê gestor do Botafogo, e Rodolfo Landim, presidente do Flamengo.
Confira abaixo a tabela da rodada de retomada do estadual.
Flamengo x Bangu – Maracanã 18/06 – 21h. Portuguesa x Boa Vista – Luso-brasileiro – 19/06 – 15h30. Madureira x Resende – Conselheiro Galvão 21/06 – 15h45. Vasco x Macaé – São Januário 21/06 – 16h00. Botafogo x Cabofriense – Nilton Santos – 22/06 – 17h30. Fluminense x Volta Redonda – Maracanã 22/06 – 20h00.
Foto: Divulgação / Imstagram-#federaçaopaulistadefutebol
LEIA MAIS:
Saúl: “Creio que haverá entre 5 e 6 lesões por rodada na volta da LaLiga”
Saúl: “Creio que haverá entre 5 e 6 lesões por rodada na volta da LaLiga”
Veja o que ficou definido sobre a volta do futebol em São Paulo
Veja o que ficou definido sobre a volta do futebol em São Paulo