Champions League pode sofrer mudança de formato para conseguir ser finalizada nesse ano
A Champions League já sofreu muitas alterações no seu formato durante sua história. Inclusive, ela nem sempre teve o mesmo nome. Dessa forma, até 1991, ela era chamada de Taça dos Clubes Campeões Europeus. Então, a partir de 1992, ela passou a ser chamada pelo nome que conhecemos hoje.
Assim como a maioria das competições esportivas do mundo, a Champions League foi paralisada devido a pandemia do Coronavírus. Justamente por causa disso, existem rumores que ela deve ter uma mudança no seu formato, para que possa ser finalizada.
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJxM1hFY3hnQSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
Pensando nisso, separamos todos os outros formatos que a Champions League já teve. Confira:
1955 – 1966
Durante os primeiros anos da Champions League a competição seguiu um conceito simples de mata-mata. Portanto, havia uma primeira fase (no caso oitavas), quartas de finais, semifinais e final. Lembrando que somente a final tinha um jogo único. Além disso, vale mencionar que a cada ano, mas times eram adicionados na competição, entretanto, eles disputavam a fase preliminar. Desse modo, o formato continuava o mesmo, já que após as preliminares só restavam 16 times. Um detalhe importante, é que quando os placares ficavam iguais no agregado dos dois jogos, era disputado um terceiro jogo denominado de “play-off” para decidir quem passaria de fase.
1966 – 1991
Em 1966, o competição teve uma leve mudança, já que foi adicionado uma nova etapa no mata-mata. Dessa forma, teria primeira fase, segunda fase (oitavas), quartas de finais, semifinais e final. Esse formato ficou estabelecido até a edição 1990-91.
1991-1993
Esse formato permaneceu por apenas duas edições. A principal mudança era a adição de grupos. Dessa forma, haveria uma primeira fase e segunda fase de mata-matas. No entanto, ao invés de fazer quartas de finais com os 8 times restantes, era feito dois grupos com 4 times. Assim, os 4 times do grupo se enfrentariam (jogos de ida e volta) e o melhor de cada grupo iria pra final disputar o título em jogo único.
1993-1994
O formato dessa temporada foi muito próximo ao das duas competições anteriores, entretanto, ele teve uma fase preliminar e os dois melhores de cada grupo de enfrentavam nas semi-finais e posteriormente final.
1994-1997
Nas próximas três edições, a Champions League foi um pouco reformulada. Dessa forma, a primeira fase seria composta por 4 grupos. Os dois melhores de cada grupo passariam de fase e disputariam quartas de finais, semifinais e final (em jogo único). Além disso, também havia uma fase preliminar.
1997-1999
Durante duas edições, a Champions League teve um formato com 6 grupos. Dessa forma, se classificaram os 6 melhores de cada grupo pra quartas de finais e também os 2 melhores segundos colocados da competição. Além disso, também havia fase preliminar.
1999-2003
Durante quatro edições, a Champions League teve um formato com duas fases de grupos. Portanto, ela funcionava da seguinte forma: a primeira fase era composta por 8 grupos onde se classificariam os dois melhores de cada um. Em seguida, essas 16 equipes iriam para outra fase de grupos, agora com 4 grupos. Novamente, os dois melhores se classificariam para o mata-mata (quartas de finais). Lembrando que também teve fase preliminar.
2003 até hoje
A partir de 2003, a Champions League passou a ser disputada como é hoje. Dessa forma, haveria fases preliminares, fase de grupos, oitavas de finais, quartas de finais, semifinais e final em jogo único.
LEIA MAIS:
5 jogadores que foram expulsos em final de campeonato e você não lembra
Quais campeonatos voltam ainda nesta semana?
5 jogadores que marcaram três gols em finais