Estádio teve sua capacidade reduzida em quase três vezes se comparada com a configuração original
Conhecido mundialmente, o Maracanã é um verdadeiro templos do futebol. Construído para receber a Copa do Mundo de 1950, o palco já protagonizou decisões emblemáticas, fracassos e conquistas tanto de clubes como da Seleção Brasileira. Nesta terça-feira (16), o lendário estádio comemora 70 anos de existência.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Neste clima, o Torcedores.com lista agora cinco curiosidades acerca do Maracanã, erguido para a disputa da fatídica Copa de 1950.
TRABALHO EM PESO
Para a construção do estádio foram gastos 7.730.000 horas de trabalho sem interrupção. Se fossem empilhar os sacos de cimentos utilizados na obra daria para formar 78 colunas da altura do Corcovado ou o dobro da altura do Pão de Acúçar.
MAIOR PÚBLICO
O Maracanã foi oficialmente inaugurado no dia 24 de junho de 1950. Naquela oportunidade, a Seleção Brasileira goleou o México pelo placar de 4 a 0. Semanas depois, o estádio presenciou a finalíssima entre Brasil x Uruguai. Com chance de “vingar” 1930, uma multidão de torcedores tomaram conta das dependências do Maracanã.
O público divulgado nesta partida foi 199.854 torcedores. Muitos, no entanto, afirmaram que havia ao menos mais 20 mil pessoas além do que foi informado. Apesar do apoio das arquibancadas, o escrete brasileiro acabou caindo pelo placar de 2 a 1, no episódio que ficou mundialmente conhecido como “Maracanazo”.
ORIGEM DO NOME
Maracanã vem do tupi, que significa “maracá” = chocalho e “nã” = semelhante. A expressão designa o som de um pássaro da família Psittacidae, presente em várias regiões do País. O pássaro é da família do papagaio, jandaia e arara. E justamente no local em que foi construído o estádio, havia um bando de “maracanãs”.
O HOMEM-GOL
Nem jogador balançou tanto as redes adversárias no Maracanã como Zico. No estádio, o Galinho marcou 333 gols em 435 jogos, uma expressiva médica que bate a marca de um tento a cada dois jogos. Se o camisa 10 estive no jogo, certamente teria gol dele no Maraca.
Além do ídolo do Flamengo, craques como Pelé, Roberto Dinamite e Romário também costumaram fazer muitas “vítimas” no palco.
Pelé, inclusive, marcou seu milésimo gol no local, de pênalti, no jogo do Santos contra o Vasco. O duelo aconteceu no dia 19 de novembro de 1969, uma quarta-feira, e o tento histórico do “Rei” saiu às 23h23, diante de 65.157 pagantes.
GOL MIL
Por falar no Rei do Futebol, foi justamente no Maracanã que Edson Arantes do Nascimento marcou o seu milésimo gol. No embate contra o Vasco, no dia 19 de novembro de 1969, o camisa 10 do Santos converteu uma penalidade e atingiu a marca histórica diante de mais de 65 mil pessoas.