Ele foi o primeiro goleiro a alcançar a marca no principal torneio entre seleções do planeta
Em um período em que marcar gols ainda era mais importante do que defender, um goleiro de uma figurante seleção do México começava a se destacar pela presença constante em Copas do Mundo. Antonio Carbajal esteve presente entre os mundiais de 1950 até 1966. E hoje é considerado uma lenda dentro do país e no futebol.
O goleiro acumula, ao todo, 48 partidas pela seleção nacional. Neste período, a equipe costumava apenas estar entre os participantes do Mundial, sem grande protagonismo. Nas cinco edições, não conseguiu passar pela primeira fase. Entretanto, o jogador já se destacava pela agilidade e saída do gol.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Carbajal sofreu gols de jogadores lendários como Didi, Pelé, Zagallo e Bobby Charton. Foi em 1966 quando o México esteve perto de conseguir a classificação para o mata mata. No total, aconteceram dois empates, com Uruguai e França, e uma derrota para a Inglaterra. Quatro anos antes, já sem chances de avançar para a fase final, venceu a vice-campeã Checoslováquia por 3×1.
Carreira de Carbajal fora das Copas
Longe dos Mundiais, Carbajal iniciou no España, clube do México, mas foi no Léon que consolidou a maior parte da carreira no futebol. Terminou como campeão duas vezes do Campeonato Mexicano e um vez da Copa México. Atuou pelo clube em 349 partidas até se aposentar aos 37 anos.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJWRFpHNzBYQyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Após sua aposentadoria, tornou-se treinador e comandou quatro equipes (Léon, Union Curtidores, Atletas Campesinos e Morelia). Durante um curto período, foi preparador de goleiros da seleção do México. Também foi eleito pela Concacaf como o melhor da posição do Século XX. Até hoje possui uma escolinha de futebol em seu país.
LEIA MAIS
Capitão do Tri, títulos no Santos, Fluminense e mais: a carreira de Carlos Alberto Torres
FINAIS DE COPA MUNDIAL DE CLUBES E MAIS: OS SEIS JOGOS QUE TRANSFORMARAM A HISTÓRIA DO FUTEBOL