Em meio as manifestações contra o racismo neste domingo (31), Neymar compartilhou uma foto posada para uma revista.
O youtuber e empresário Felipe Neto usou seu perfil no Twitter para criticar o silêncio de Neymar em meio a campanha anti-racismo que ganhou destaque no Brasil e nos Estados Unidos nos últimos dias após as mortes do garoto brasileiro João Pedro, 14 anos, baleado dentro de casa no Morro do Salgueiro, em São Gonçalo, e do americano George Floyd, morto na última segunda-feira (25) em Mineápolis. Nas redes sociais, diversas personalidades, incluindo jogadores de futebol e outros esportistas, se manifestaram sobre o assunto.
Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiIxNkZEV0s5bCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
“Vidas negras importam. Mas nem todo mundo se importa”, escreveu Felipe Neto em seu Twitter, lembrando ainda que o atacante da seleção brasileira e do PSG chegou usar suas redes sociais nos últimos dias, mas não fez nenhuma manifestação sobre o assunto.
Ver essa foto no Instagram
Em um comentário, Felipe Neto ainda relembrou o episódio das manifestações contra as queimadas na Amazônia. “Lembra na época da Amazônia pegando fogo? Até os companheiros de PSG postaram, menos ele (Neymar)”, escreveu o youtuber.
Horas após o post e diante da grande repercussão, Felipe Neto apagou o tuíte cobrando Neymar após ser criticado e receber dicas de ‘integrantes do movimento negro’. Apesar disso, manteve seu posicionamento sobre o jogador. “Isso não muda o fato de eu condenar o silêncio do jogador, que é, disparado, o maior influenciador digital brasileiro no mundo, mas que se silencia a respeito de quase todas as pautas humanitárias e sociais que assolam seu país de origem e se espalham pelo planeta.”
1) Apaguei o tweet sobre o silêncio do Neymar após msgs de integrantes do movimento negro, mostrando q um branco não deve cobrar de um negro sobre pautas racistas.
De fato, não é meu papel cobrar o Neymar sobre isso.
Vou seguir tentando ajudar, aprendendo e corrigindo qd errar.
— Felipe Neto ??? (@felipeneto) June 1, 2020
3) Contudo, entendi q o papel de cobrar posicionamento do Neymar acerca de pautas que envolvem o racismo não cabe a um branco.
Continuarei cobrando qnd o assunto for Amazônia, fascismo e opressão, coisas q ele sempre se manteve calado.
Sigamos em frente.
— Felipe Neto ??? (@felipeneto) June 1, 2020
Entre os jogadores que se manifestaram nas redes sociais estão Vinicius Jr, do Real Madrid, Richarlison, do Everton, e o volante Gabriel, do Corinthians. Clubes como Grêmio, Internacional e Barcelona também se manifestaram.
✊? #VidasNegrasImportam pic.twitter.com/SXuQjc2Oyd
— Vinicius Jr ⚡️ (@viniciusjr) May 31, 2020
#enoughisenough #VidasNegrasImportam pic.twitter.com/pdrAjQvP46
— Richarlison Andrade (@richarlison97) May 31, 2020
Não é coincidência. É RACISMO. pic.twitter.com/BWgFNzVQvi
— Gabriel (@g_gabriel5) May 31, 2020
Inspirados por Tarcisos, Everaldos e Lupicínios, nos posicionamos por Floyds, João Pedros, Kauãs e Ágathas e por cada vida negra, que após séculos de escravidão, ainda sofrem com a violência motivada pela discriminação racial.
Somos o #ClubeDeTodos e todas #VidasNegrasImportam pic.twitter.com/YgOMpH7T6d
— Grêmio FBPA (de ?) (@Gremio) June 1, 2020
No país que viveu séculos de escravidão, importam por serem as que menos sonham e mais morrem. Importam por Ágatha, João Pedro e cada nome que virou estatística.
Por isso, o Clube do Povo precisa se manifestar e lutar contra o racismo. Aqui, desde sempre #VidasNegrasImportam pic.twitter.com/1HV2TgOsMu
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) May 31, 2020