Conhecido pela cor azul, Cruzeiro começou no futebol com uniforme totalmente diferente do tradicional
O Cruzeiro durante boa parte de sua história entrou em campo com o tradicional uniforme azul. Mas o azul não foi a primeira cor do uniforme da Raposa, que antes de se chamar Cruzeiro, tinha o nome de Palestra Itália. Seu primeiro jogo oficial ocorreu no dia 3 de abril de 1921 e os jogadores entraram em campo com um uniforme improvisado.
Na partida contra o Combinado Vila Nova e Palmeiras, de Nova Lima, o Cruzeiro entrou em campo com uma blusa verde escura, calção branco e meias verdes. O clube, que futuramente seria reconhecido em todo cenário nacional e internacional, venceu a partida por 2-0, no estádio do Prado Mineiro.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
A cor verde predominou no clube mineiro até o ano de 1942, quando o governo brasileiro da época proibiu o uso de quaisquer símbolos da Alemanha, Itália e Japão, que eram inimigos do Brasil na segunda guerra mundial. Ainda no ano de 1942, o clube passou a se chamar Ypiranga , mas logo foi alterado para Cruzeiro, em referência ao Cruzeiro do Sul.
Neste mesmo ano veio o primeiro uniforme nas cores tradicionalmente conhecidas. Uma blusa azul, com gola e punhos brancos e um escudo redondo, do lado esquerdo do peito, com fundo azul e a constelação do Cruzeiro do Sul no centro. Os calções e meias eram brancos.
Com o passar dos anos e com a modernização, o Cruzeiro, assim como outros clubes, lançaram uniformes fora do padrão, com diferentes tipos de cores, usados nos treinos, segundo uniforme ou para algum jogo comemorativo. Outra mudança notável foi a retirada escudo redondo do peito, deixando as estrelas soltas na camisa, dando um novo designe.
LEIA MAIS:
Após polêmica, Neto cutuca Denílson: “O Botafogo é muito grande”
9 goleiros com mais Clean Sheets na história da Premier League