Tricolor disputou seis decisões do torneio continental e foi campeão em três oportunidades ao longo da história
O São Paulo é um time com bastante tradição na Copa Libertadores da América. Ao lado de Grêmio e Santos, são os maiores campeões brasileiros com três títulos cada. Ainda assim, a equipe da capital paulista amarga o fato de nunca ter vencido jogos fora de casa nas decisões.
Ao todo, o tricolor esteve presente em seis finais do torneio. Conseguiu vencer três delas, mas terminou com o vice-campeonato em outras três. Levantou o caneco nas edições de 1992, 1993 e 2005. Já a segunda posição ficou em 1974, 1994 e 2006.
Relembre as finais de Libertadores do São Paulo
1974
A primeira final do São Paulo foi na Libertadores de 1974 e seu adversário foi o Independente da Argentina, que naquela época já era tetracampeão. No primeiro jogo, os brasileiros venceram por 2 a 1 jogando em casa, gols de Pedro Rocha e Mirandinha, mas no jogo de volta perdeu, em Avellaneda, por 2 a 0.
Como não existia naquela época o saldo de gols para definir o campeão, houve um terceiro jogo em campo neutro. A partida aconteceu em Santiago, no Chile. O tricolor foi derrotado por 1 a 0, gol de Pavoni. O time paulista ainda teve a chance de empatar em pênalti de Zé Carlos, mas o goleiro defendeu a cobrança.
1992
Mais uma vez um argentino no caminho do São Paulo. Para conquistar a América, precisaria passar pelo Newell’s Old Boys de Marcelo Bielsa. Desta vez, o primeiro jogo foi em Rosário, na Argentina. Os donos da casa venceram por 1×0. Mas, no Morumbi, vitória brasileira por 1×0 e conquista do tricolor nos pênaltis.
Libertadores de 1993
Um ano depois, o São Paulo estava novamente em uma final de Libertadores e mais uma vez sem vencer uma final fora de casa. Agora, o adversário foi o Universidad Católica, do Chile. Assim como em 1974, o primeiro jogo foi no Morumbi e também com vitória dos mandantes, só que por 5 a 1.
Já no jogo de volta, em Santiago, o São Paulo foi outra vez derrotado, mas por 2 a 0. Como já havia o saldo de gols como critério de desempate, a equipe brasileira se tornava bicampeão da América.
Libertadores de 1994
Em 1994, o roteiro tricolor em finais se repete, mas sem um final feliz. Mais um clube argentino no caminho, o Vélez Sarsfield. No primeiro jogo fora de casa, vitória dos hermanos por 1×0. Já na volta, no Morumbi, o São Paulo devolveu o 1×0, mas acabou derrotado nos pênaltis.
Libertadores de 2005
Após treze anos sem chegar à, o São Paulo volta e encara pela primeira vez um time brasileiro: o Athletico Paranaense. Entretanto, desta vez, não houve derrota fora, pois o jogo ficou 1 a 1, no Beira-Rio, em Porto Alegre. Na volta, os paulistas não deram chances e aplicaram 4 a 0 para faturar o título.
Libertadores de 2006
Foi mais uma final contra brasileiro, mas agora o Internacional. Ao contrário das outras vezes, o São Paulo não venceu nenhum dos jogos. Terminou o primeiro, em pleno Morumbi, derrotado por 2 a 1. Enquanto na volta, no Beira-Rio, empate por 2 a 2 deu a taça aos gaúchos.
LEIA MAIS
SAIBA COMO O GRÊMIO ESTAVA ATÉ A PARALISAÇÃO DO FUTEBOL