Numeração das camisas só veio aparecer em Copas do Mundo após décadas da primeira edição do mundial
O futebol, a exemplo de outros esportes, não nasceu pronto e com todas as características e padronização que costumamos ver há décadas. A numeração das camisas, por exemplo, demorou muitos anos para ser implementada nas partidas de futebol. Oficialmente, o debute dos numerais nos uniformes ocorreu no dia 29 de abril de 1933, na FA Cup, torneio da Inglaterra, que é o mais antigo na história do esporte bretão.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Naquela oportunidade, Everton e Manchester City faziam a decisão do torneio no conhecido Estádio Wembley. Os Toffees acabaram levando a melhor, triunfando por 3 a 0. O time de Liverpool, curiosamente, foi a campo com as camisas do 1 a 11, padrão que conhecemos atualmente, enquanto os Citizens vestiram camisas do 12 ao 22.
Na temporada seguinte, a federação inglesa de futebol permitiu que as equipes utilizassem os mesmos números em campo, após detectar que isso não influenciava na atuação da arbitragem e no acompanhamento da partida.
NOVIDADE NO BRASIL
A implementação dos números nas camisas demorou para desembarcar no Brasil. Somente em 1947 que o recurso passou a ser utilizado pelas equipes. A Fifa, por sua vez, também demorou para tornar a medida obrigatória na regra. A primeira Copa do Mundo com numeração ocorreu justamente em solos brasileiros, em 1950.