Bundesliga tem retorno marcado para dia 16 de maio
O clássico entre Borussia Dortmund x Schalke 04, o maior da Alemanha, vai marcar o retorno da Bundesliga e consequentemente a volta do futebol em alto nível no mundo.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
A decisão do governo alemão, anunciada na última quarta-feira (6) e acatada pela Bundesliga, de voltar com o futebol no país após a curva da pandemia do coronavírus achatar e entrar na descendente foi comemorada por alguns e criticada por outros.
Porém, a realidade é que todas as ligas europeias conversam diariamente sobre uma possível volta do futebol no principais países.
Prova disso é que a Alemanha estuda um retorno desde o início de abril, quando a pandemia de coronavírus estava no ápice e tinha apenas um mês por lá.
Vários clubes ameaçaram demitirem funcionários em meio à crise econômica que começou a se instalar nos países europeus e o governo alemão passou a intervir, tanto é que a primeira reunião por videoconferência entre representantes governamentais, a Bundesliga e os 36 clubes foi marcada para o dia 14 de abril do mês passado, há quase um mês.
Para dar mais tempo e para a reformulação de propostas, a reunião foi reformulada e marcada para o dia 23 de abril, quando a discussão não teve consenso e a paralisação foi levada ao menos até o dia 30 de abril.
De lá até a decisão divulgada no dia 6 de maio, o governo alemão estudou possibilidades e reforçou a proibição até o achatamento da curva da pandemia. O Ministério responsável liberou o futebol e o primeiro jogo de futebol após a pandemia na Alemanha está marcado para o dia 16 de maio, entre Borussia Dortmund x Schalke 04, pela 26ª rodada.
O Bayern de Munique, clube que mais defendeu o retorno imediato do futebol, joga no dia seguinte contra o Union Berlim.
“Isso garante que as decisões esportivas são tomadas dentro de campo e não em salas de executivos”, declarou Karl-Heinz Rummenigge, presidente do Bayern de Munique, que seguiu.
“Eu gostaria de expressar os meus agradecimentos à Liga de Futebol Alemã (DFL) e à Força de Trabalho da Saúde pelos excelentes planos médicos e organizacionais. Peço a todos os envolvidos que sigam esses planos, que são a base para resumirmos os jogos, de maneira exemplar e disciplinada.”
Os clubes voltaram aos treinos na Alemanha há mais de um mês e os jogadores têm sido constantemente testados. Três atletas do Colônia testaram positivo para coronavírus e logo foram colocados em isolamento.
Leia mais:
Futebol já pode voltar na Alemanha, mas por que não no Brasil?