Atualmente, o elenco principal do Grêmio conta com cinco jogadores nascidos no Rio Grande do Sul; Jean Pyerre, aniversariante do dia, é um deles
Nas categorias de base de clubes brasileiros, é comum ver atletas de diferentes partes do país. Isso, muitas vezes, faz com que um time tenha poucos jogadores de seu próprio Estado. O Grêmio, por exemplo, tem seis gaúchos que atuaram pela equipe em 2020. O meia Jean Pyerre, aniversariante desta quinta-feira (7), é um deles.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Nascido em Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre, o jovem completa 22 anos com moral elevado. Promissor e talentoso, Jean Pyerre conquistou a titularidade do Grêmio em 2019. Uma lesão na coxa atrapalhou seu final de temporada, mas em 2020 o meia deve voltar a ter espaço no time de Renato.
Além de Jean Pyerre, outros cinco jogadores do elenco gremista são gaúchos de nascimento. São eles: o zagueiro Ruan (Tramandaí), o lateral-esquerdo Guilherme Guedes (Porto Alegre), o volante Darlan (São Borja) e o meia Patrick (Porto Alegre). O atacante Léo Chu (Porto Alegre) atuou em uma partida, mas foi emprestado ao Ceará.
Ao analisar as últimas temporadas, a média de atletas oriundos do Estado não é alta. Alguns são jovens recebem oportunidades no Gauchão e, talvez, durante a temporada. Outros realmente se firmam na equipe. De 2018 para cá, desde a saída do volante Jailson, o Grêmio teve 14 gaúchos atuando no time. Veja a lista:
Marcelo Grohe (goleiro, Campo Bom)
Bressan (zagueiro, Caxias do Sul)
Jailson (volante, Caçapava do Sul)
Ramiro (volante, Gramado)
Lincoln (meia, Porto Alegre)
Balbino (volante, Porto Alegre)
Rodrigo Ancheta (volante, Porto Alegre)
Lima (atacante, Porto Alegre)
Ruan (zagueiro, Tramandaí)
Guilherme Guedes (lateral-esquerdo, Porto Alegre)
Darlan (volante, São Borja)
Jean Pyerre (meia, Alvorada)
Patrick (meia, Porto Alegre)
Léo Chu (atacante, Porto Alegre)
LEIA TAMBÉM
Veja 10 jogadores que não estiveram no Pré-olímpico mas podem ir a Tóquio