Prova disputada no autódromo de Suzuka, pelo GP do Japão de 1988, marcou o primeiro título de Ayrton Senna na Fórmula 1
Devido à pandemia do coronavírus e de modo a conter a disseminação ainda maior da doença, as competições esportivas estão paralisadas ainda por tempo indeterminado. A orientação de profissionais de saúde é pelo isolamento social, ou seja, permanecer em casa o máximo de tempo possível. Sendo assim, emissoras de TV e sites têm exibido reprises de momentos marcantes do esporte em sua grade de programação, em diversas modalidades.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Na manhã deste domingo (3), durante o programa “Esporte Espetacular”, a TV Globo irá reprisar a corrida do Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 de 1988, realizada no circuito de Suzuka, na íntegra e com narração original de Galvão Bueno e comentários de Reginaldo Leme.
A prova marcou a conquista do primeiro título mundial de Ayrton Senna, considerado um dos maiores pilotos de todos os tempos e tricampeão da categoria mais importante do automobilismo, que faleceu de forma trágica há 26 anos, no dia 1º de maio de 1994, após colidir a quase 300 km/h com um muro de proteção na curva Tamburello, em Ímola, pelo Grande Prêmio de San Marino.
Além da conquista inédita, a corrida em Suzuka foi emblemática na carreira de Senna. Após o motor “morrer” no momento da largada, o ex-piloto brasileiro terminou a primeira volta na 14ª posição. No entanto, em uma recuperação histórica, ultrapassou o rival francês Alain Prost na volta de número 28 e assumiu a ponta até o fim, selando o triunfo e sagrando-se campeão da temporada.
Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 de 1988
Primeiro título mundial da carreira de Ayrton Senna
Como assistir a reprise: TV Globo, com narração original de Galvão Bueno e comentários de Reginaldo Leme
Quando: domingo, 3 de maio, no programa “Esporte Espetacular”
Vencedor: Ayrton Senna (Brasil)/ McLaren-Honda
Segundo colocado: Alain Prost (França)/ McLaren-Honda
Terceiro colocado: Thierry Boutsen (Bélgica)/ Benetton-Ford
Pole-position: Ayrton Senna, com 1’41″853
Volta mais rápida: Ayrton Senna, com 1’46″326 na volta 33/ 51
Data e local: dia 30 de outubro de 1988, no Autódromo Internacional de Suzuka