PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Pacaembu já foi palco de 25 jogos da Seleção Brasileira; relembre

Pacaembu já foi palco de 25 jogos da Seleção Brasileira; relembre

Cássio Cundari
Colaborador do Torcedores.com.

Em seus 80 anos de história, o Estádio Paulo Machado de Carvalho já recebeu o time principal do Brasil em várias ocasiões. Confira aqui os principais jogos.

Antes da inauguração do Pacaembu, em 27 de abril de 1940, a Seleção Brasileira atuava em São Paulo sempre no Parque Antarctica. Contudo, depois desta data, o estádio municipal passou a ser a casa da seleção “canarinho” na capital paulista.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Considerando apenas os compromissos da seleção principal, foram 17 vitórias, cinco empates e apenas três derrotas no tradicional estádio paulistano. O primeiro jogo aconteceu em 17 de maio de 1944, no amistoso contra o Uruguai. Vitória brasileira por 4 a 0, com direito a “hat-trick” de Jair. Heleno de Freitas fechou a goleada.

O maior placar aconteceu em 1949, em partida válida pelo Campeonato Sulamericano. Contra a Bolívia, foram nada menos do que dez gols brasileiros nos 90 minutos de jogo. Os goleadores foram Nininho (3), Zizinho (2), Cláudio (2), Simão (2) e Jair. Ugarte descontou para os bolivianos, fechando o placar em 10 a 1.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O jogo mais importante foi válido pela primeira fase da Copa do Mundo de 1950 (foto). O empate em 2 a 2 com a Suíça, no dia 28 de junho, só foi menos surpreendente que a derrota na final para os uruguaios. Alfredo e Baltazar marcaram para o Brasil enquanto Jacky Fatton fez os dois para a Suíça.

Com a inauguração do Morumbi, em 1960, a Seleção Brasileira passou a atuar cada vez menos no Pacaembu. Em 1968, na estreia de Rivellino com a “amarelinha”, o Brasil derrotou o Uruguai por 2 a 0, com gols de Tostão e Sadi. Depois deste jogo, a seleção principal voltou a atuar no Paulo Machado de Carvalho apenas mais uma vez, em 2005.

Palco de Festas

O derradeiro jogo no Pacaembu foi apenas um amistoso mas teve a sua importância. A goleada de 3 a 0 sobre a Guatemala marcou a festa de despedida de Romário da Seleção Brasileira. O “Baixinho” fez a sua parte e balançou as redes, tendo anotado o 55º gol com a camisa brasileira. O zagueiro Anderson e o atacante Grafite fecharam o placar.

PUBLICIDADE

E apesar dos inúmeros gols e vitórias, a aparição mais importante da Seleção Brasileira no Pacaembu pode não ter sido dentro das quatro linhas. Ao retornar da Suécia, após a conquista do seu primeiro título mundial, o time brasileiro desfilou pelas ruas de São Paulo em carro de bombeiro. E o destino final da carreata foi justamente o aniversariante desta segunda-feira (27). Com as arquibancadas lotadas, o agora octogenário estádio reverenciou nossos campeões e fechou com chave de ouro a festa do título de 1958.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS
Pacaembu foi palco de jogos da Copa do Mundo de 1950; relembre

Better Collective