Home Futebol “Interferência em pênalti” e motivação: a relação entre Senna e o tetra na Copa de 94

“Interferência em pênalti” e motivação: a relação entre Senna e o tetra na Copa de 94

Seleção conquistou a Copa do Mundo pela quarta vez ao derrotar a Itália em disputa de pênaltis

Luiz Felipe Longo
Colaborador do Torcedores.com.

Seleção conquistou a Copa do Mundo pela quarta vez ao derrotar a Itália em disputa de pênaltis

O ano de 1994 foi bastante marcante para o Brasil. Tanto pelo lado bom quanto o ruim. No futebol, a equipe de Carlos Alberto Parreira conquistou o tetra da Copa do Mundo. Entretanto, nas pistas, Ayrton Senna faleceu após acidente. Só que o piloto teve papel fundamental também em campo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Não à toa, a seleção expôs uma faixa em homenagem ao ídolo do automobilismo. Na comemoração dos jogadores após superar a Itália nos pênaltis, os dizeres: “Senna…aceleramos juntos. O tetra é nosso”. Isso porque ele foi bastante importante na campanha.

Tudo começou em um amistoso entre Brasil e PSG. O piloto foi responsável por dar o pontapé antes da partida começar. Em seguida, foi jantar com os jogadores no hotel. Ele chegou, inclusive, a afirmar que “um dos dois seria campeão naquele ano”. Isso aconteceu no futebol.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Diversos jogadores do tetra afirmaram que Senna serviu como inspiração. “Ele era um atleta vencedor, com valores e princípios, de determinação, de paixão, de garra. Fazia todo mundo se sentir orgulhoso. Isso, de certa forma, nos serviu de motivação”, afirmou Mauro Silva ao Huffpost.

Baggio e o pênalti do tetra

A imagem marcante de Roberto Baggio traduz, para muitos, o tetra do Brasil. Ele desperdiçou a última penalidade que culminou no título brasileiro. Segundo o próprio atacante, Senna teve interferência direta no pênalti, conforme revelou em entrevista para a Globo anos depois.

“Nunca havia cobrado um pênalti por cima do gol. Acho que foi o (Ayrton) Senna que puxou aquela bola para o alto. Acredito que foi ele que fez o Brasil vencer”, afirmou o ex-jogador.

PUBLICIDADE

Acidente

O acidente de Senna aconteceu em 1º de maio de 1994, enquanto o tetra foi em 17 de julho, exatos 77 dias de distância entre os ambos. A fatalidade com o piloto brasileiro aconteceu no GP de San Marino, em Ímola, na Itália.

PUBLICIDADE

A verdade é que a morte de Senna gerou comoção em todo o país. Um dos líderes da seleção, Ricardo Rocha, contou em papo com o Instituto que leva o nome do piloto que o ídolo brasileiro foi lembrado na preleção dos jogadores minutos antes da decisão contra a Itália.

LEIA MAIS
LIBERTADORES, CHAMPIONS E BRASILEIRÃO: 8 JOGOS TÃO DRAMÁTICOS QUANTO AS OBRAS DE SHAKESPEARE

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial