Insatisfeito com a reserva no Barcelona, Neto é disputado por clubes italianos
A temporada está longe de terminar no futebol italiano, mas Internazionale e Milan já travam um clássico nos bastidores. Pelo menos, longe dos granados. Isso porque as duas equipes buscam a contratação do goleiro Neto, do Barcelona. A informação é do jornal “Mundo Deportivo”.
Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
O Barcelona, segundo a publicação, precisa vender alguns jogadores para reforçar as finanças. Afinal, o clube espanhol teve suas receitas afetadas por causa da paralisação do futebol no mundo devido a pandemia do novo coronavírus. Além disso, Neto em nenhum momento esteve perto de tirar a titularidade do alemão Marc-André ter Stegen.
De acordo com a reportagem, o Barça está disposto a negociar o brasileiro por 20 milhões de euros (R$ 144,4 milhões) os direitos federativos do atleta. Neto tem contrato até julho de 2023. A princípio, a diretoria não faz planos para reforçar a posição. Afinal, o técnico Quique Setién entende que Iñaki Peña, de 21 anos, merece mais oportunidades no time principal.
Peña é titular da Seleção Sub-21 da Espanha. Ele é considerado uma das promessas na posição no futebol europeu. O goleiro destaca-se debaixo das traves, tem bom domínio e participa da saída de bola da equipe. Recentemente, o jovem chegou a ter o nome especulado em uma possível transferência para o Tottenham.
Com isso, Internazionale e Milan tem como trunfo a vontade do jogador: Neto já deixou claro para seu empresário, o italiano Stefano Castagba, que deseja retornar para o futebol italiano onde atuou por Fiorentina e Juventus. Assim, o agente estaria intensificando os contatos com os pretendentes a fim de tentar chegarão valor pretendido pelo Barcelona.
As duas negociações, no entanto, estão estagnadas. Por parte da Inter de Milão, o clube tenta negociar Samir Handanovic. O sérvio, que tem contrato até junho de 2021, está fora dos planos do técnico Antonio Conte. Dessa forma, o goleiro já busca um novo time para defender na temporada 2020/2021.
Já o Milan ainda não enviou uma proposta pelo brasileiro. De acordo com o diretor esportivo do clube, Paolo Maldini, o time não pretende entrar em um leilão com o rival. Além disso, o dirigente aguarda uma oferta pelo italiano Gianluigi Donnarumma que tem sondagens da Juventus, Manchester United e Paris Saint-Germain.
A carreira de Neto
Norberto Murara Neto, de 30 anos, foi revelado pelo Cruzeiro. Porém o goleiro se projetou no futebol com a camisa do Athletico Paranaense. Posteriormente, ele atuou pela Fiorentina, Juventus, Valência e Barcelona. Nesse ínterim, o jogador conquistou o Campeonato Paranaense (2009), a Supercopa da Itália (2015), o Campeonato Italiano (2015/2016 e 2016/2017) e a Copa do Rei (2018/2019).
Convocado por Mano Menezes, Dunga e Tite, o goleiro disputou apenas uma partida pela Seleção Brasileira. Ele estreou no amistoso contra El Salvador, em Washington, em 2018. Além disso, ele integrou o grupo do Brasil que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
Athletico e Cruzeiro estão de olho em uma possível negociação
De acordo com o mecanismo de solidariedade da Fifa, os clubes formadores dos atletas têm por direito a uma porcentagem das transferências internacionais futuras. Por isso, Neto pode render um bom dinheiro ao Athletico e Cruzeiro caso for vendido em definitivo para um clube fora da Espanha. Por lei, os clubes têm direito a 3% do valor de futuras transferências internacionais do goleiro. A multa rescisória de Neto no Barcelona é de 200 milhões de euros (mais de R$ 1,1 bilhão na cotação atual).