Home Futebol 7 treinadores estrangeiros que decepcionaram no Brasil

7 treinadores estrangeiros que decepcionaram no Brasil

O Torcedores.com lista sete treinadores estrangeiros que vieram treinar times no Brasil, mas não corresponderam às expectativas

Diego Lucio Castro de Oliveira
Diego Lucio é profissional da área de TI, e escreve sobre futebol e artes marciais desde 2018. Mergulhou ainda mais no mundo das lutas em 2023, e participou de duas coberturas 'in loco' do UFC 283 e do UFC São Paulo.

O Torcedores.com lista sete treinadores estrangeiros que vieram treinar times no Brasil, mas não corresponderam às expectativas

Com o sucesso recente de Jorge Jesus, tem virado tendência, a presença de treinadores estrangeiros no futebol brasileiro. Jorge Sampaoli, Jesualdo Ferreira, entre outros, comandarão equipes brasileiras nessa temporada. Mas também temos alguns exemplos de técnicos gringos que chegaram cheios de expectativa, e não deram resultado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJESTBkMXNkdyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Então, no dia do aniversário de Reinaldo Rueda (Um dos gringos que não fizeram sucesso por aqui), o Torcedores.com resolveu listar sete treinadores estrangeiros que decepcionaram em sua passagem pelo Brasil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

7 treinadores estrangeiros que decepcionaram no Brasil:

Daniel Passarela

O Corinthians da MSI precisava de um comandante a altura. E a cúpula do Corinthians foi atrás do argentino Daniel Passarela. O comandante que teve sucesso no futebol mexicano, e a frente do River Plate, ficou apenas seis meses em solo brasileiro, e se despediu do Corinthians após uma vexatória goleada sofrida para o São Paulo por 5×1, no Brasileirão de 2005.

Ricardo Gareca

Após bons trabalhos no cenário sul-americano, Gareca chegou ao Palmeiras em 2014, e trouxe consigo uma enxurrada de gringos. Nomes como Tobio, Allione, Cristaldo e Mouche, chegaram sob sua gestão. Mas em menos de três meses, o argentino conseguiu apenas quatro pontos de 27 possíveis, e acabou sendo demitido.

Paulo Bento

Em 2016, o Cruzeiro surpreendeu ao anunciar a contratação do português Paulo Bento. O treinador chegou prestigiado, uma vez que tinha comandado a seleção portuguesa na Copa do Mundo de 2014. Mas sua passagem foi rápida. Cerca de dois meses e 41,17% de aproveitamento, até sua demissão.

PUBLICIDADE

Diego Aguirre

Chegou em 2015 ao futebol brasileiro, e não foi dos piores estrangeiros. Com o Internacional, ganhou um Gauchão e levou o time à semifinal da Libertadores. Apesar do bom aproveitamento, foi demitido. Foi anunciado na sequência pelo Atlético-MG, onde ficou os seis primeiros meses de 2016. Após o fracasso no Campeonato Mineiro e a eliminação nas quartas da Libertadores, mais uma vez foi demitido. ‘Passeou’ pela Argentina, antes de voltar ao futebol brasileiro no São Paulo. Em 2018, teve aproveitamento razoável, mas mesmo assim acabou sendo dispensado.

PUBLICIDADE

Juan Carlos Osório

Chegou ao São Paulo em 2015, e se destacou pelos esquemas ‘malucos’. Era sim um futebol bem jogado no ataque, porém que trazia seus riscos na defesa. Após cinco meses, nenhum título e cerca de 50% de aproveitamento, deixou o Tricolor para ir comandar a seleção mexicana.

Reinaldo Rueda

Aniversariante do dia, Reinaldo Rueda comandou seleções pela América do Sul, mas se destacou mesmo no Atlético Nacional. Na equipe colombiana, o treinador venceu a Libertadores de 2016 e encantou a todos com um esquema tático envolvente. Depois de um ‘período sabático’, foi convidado à comandar o Flamengo, onde bateu na trave duas vezes. Foi vice da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana. Acabou sendo demitido.

Rafael Dudamel

Nessa nova leva de treinadores estrangeiros, Dudamel chegou ao Atlético-MG cercado de expectativas. O treinador venezuelano levou sua seleção local à vitórias surpreendentes em Copa América e Eliminatórias da Copa. No entanto, durou apenas 10 partidas por aqui. Quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas. Porém, essas duas derrotas resultaram em duas eliminações precoces, na Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. Não deu pra Dudamel em solo brasileiro, que foi substituído por outro gringo: Jorge Sampaoli. Será que o argentino entrará nessa lista?36

LEIA MAIS
8 craques argentinos que deixaram saudades no futebol brasileiro

PUBLICIDADE

10 brasileiros que chegaram badalados na Europa, mas não vingaram

8 gringos carrascos de clubes brasileiros, e que vieram parar por aqui

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial