Barcos se destacou no Palmeiras em 2012, mas deixou o clube após o rebaixamento para a Série B
O atacante argentino Hernán Barcos é um velho conhecido de três torcidas brasileiras: Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro, mas acumula passagens distintas em cada um dos três clubes. A mais ‘emblemática’, talvez, seja a pelo alviverde paulista, clube que lhe abriu as portas do Brasil em 2012.
Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Barcos foi contratado pelo Palmeiras com o aval do técnico Luiz Felipe Scolari após se destacar pela LDU, do Equador. O argentino não precisou de muito tempo para demonstrar seu faro de gol e de golaços, e logo caiu nas graças da torcida palmeirense, que adotou o ‘Pirata’ como um dos símbolos da equipe, ao lado de Valdivia e Marcos Assunção.
As boas atuações no Palmeiras chamaram atenção do técnico Alejandro Sabella, da seleção argentina. O camisa 9 palmeirense foi convocado para alguns amistoso e ainda disputou dois jogos de eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014.
Em meio às convocações, Barcos conquistou a Copa do Brasil, mas acabou sendo rebaixado com o clube alviverde para a Série B do Campeonato Brasileiro. Relembre o desempenho do atacante pelo Palmeiras:
2012: 55 jogos e 28 gols – título da Copa do Brasil e convocações para a seleção da Argentina (4 jogos – dois amistosos e duas partidas de eliminatórias)
2013: 6 jogos e 3 gols
temendo perder a visibilidade e a chance de disputar a Copa, optou por deixar o clube e foi negociado com o Grêmio.
“Eu sempre disse que só iria sair se chegasse uma boa proposta para mim e para o Palmeiras. Concluímos que sair era melhor. Chegou a hora de sair. Obviamente a gente fica meio triste, chateado pela situação porque ainda tínhamos muita coisa pela frente. Não foi uma decisão fácil de tomar. Sinto que perdi espaço na seleção e vi na transferência a chance de recuperar terreno e jogar o mundial”, disse Barcos na época.
Apesar da tentativa de retomar a visibilidade na elite do futebol brasileiro, Barcos não voltou a ser convocado por Sabella e ficou fora da lista final para a disputa da Copa do Mundo de 2014, mesmo com os bons números conquistados no Grêmio. O jogador, inclusive, virou motivo de piada ao ser flagrado disfarçado em um jogo da seleção argentina no Beira-Rio, estádio do Internacional.
Quem disse que o Barcos não foi pra Copa ??? Ele está lá no Beira-Rio numa boa #Visibilidade #TamoJunto #Mercenario pic.twitter.com/mGxil0AfUR
— DiegoRicardo (@DiegoRicardo_) June 25, 2014
VEJA O DESEMPENHO DE BARCOS PÓS-PALMEIRAS:
GRÊMIO:
2013: 54 jogos e 14 gols
2014: 57 jogos e 29 gols
2015: 1 jogo e 2 gols
TIANJIN TEDA (CHINA):
2015: 29 jogos e 15 gols
SPORTING (PORTUGAL):
2015/2016: 8 jogos e nenhum gol
VÉLEZ SARSFIELD (ARGENTINA)
2016/2017: 11 jogos e 2 gols
LDU (EQUADOR)
2017: 36 jogos e 23 gols
2018: 22 jogos e 11 gols
CRUZEIRO:
2018: 24 jogos e 3 gols – título da Copa do Brasil
ATLÉTICO NACIONAL (COLÔMBIA):
2019: 48 jogos e 15 gols
BASHUNDHARA KINGS (BANGLADESH)
2019/2020: 1 jogo e 4 gols
LEIA MAIS:
Por onde anda Hernán Barcos, o “pirata” ex-Palmeiras, Cruzeiro e Grêmio?
Não é só Pirata! 5 jogadores com comemorações que viraram marcas registradas no futebol