Ídolo nacional foi titular e decisivo em todos os jogos do torneio entre seleções
O passe de Pelé para o gol de Carlos Alberto, na vitória da seleção brasileira por 4 a 1 sobre a Itália, que consolidou o tricampeonato mundial, entrou para a história do futebol. O desempenho do ídolo nacional, entretanto, na Copa do Mundo de 1970 não é restrito ao lance.
Com seis assistências, Pelé é o principal passador da competição entre seleções. Além disso, foi titular e decisivo em todos os jogos do Brasil, seja com assistência ou gol. Veja a seguir o resumo do desempenho do brasileiro na Copa de 1970.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Estreia com gol e assistência
O Brasil estreou na Copa do Mundo 1970 vencendo a Tchecoslováquia por 4 a 1. Pelé fez o gol da virada. Além disso, deu a assistência para que Jairzinho sacramentasse a goleada.
O segundo jogo
O Brasil venceu apertado o time da Inglaterra: 1 a 0. Pelé deu o passe para o gol marcado por Jairzinho, aos 14 minutos do segundo tempo.
Dois gols
A Romênia é a principal vítima de Pelé no Mundial de 70. Na vitória por 3 a 2, ele abriu o placar e fez o terceiro gol do Brasil.
As quartas
Pelé não balançou as redes na vitória por 4 a 2 sobre o Peru. O ‘rei do futebol’, no entanto, deu o passe para o gol de Tostão, aos sete minutos do segundo tempo.
A semifinal
O Brasil derrotou o Uruguai por 3 a 1 para avançar à final da Copa 1970. Contra o time albiceleste, Pelé deu a assistência para o gol de Rivelino, aos 44 do segundo tempo.
A final
Na decisão contra a Itália, Pelé participou diretamente de três dos quatro gols do Brasil, na vitória por 4 a 1. Ele abriu o placar aos 18 do primeiro tempo. No segundo tempo, duas assistências: aos 26 para Jairzinho e aos 41 para Carlos Alberto.
Veja o resumo do desempenho de Pelé na Copa do Mundo 1970:
Brasil 4-1 Itália (final) – um gol e duas assistências
Brasil 3-1 Uruguai (semifinal) – uma assistência
Brasil 4-2 Peru (quartas de final) – uma assistência
Brasil 3-2 Romênia (3ª rodada da fase de grupos) – dois gols
Brasil 1-0 Inglaterra (2ª rodada da fase de grupos) – uma assistência
Brasil 4-1 Tchecoslováquia (1ª rodada da fase de grupos) – um gol e uma assistência
Leia também:
Campeão do mundo com Pelé, Jairzinho ironiza comparações com Messi e Dembélé: “ganharam nada”