Precisa de uma ajuda no treino? Então veja algumas dicas para manter a qualidade em casa
A pandemia de coronavírus colocou a população em casa. Academias, escolas de luta e centros de treinamentos fecharam as portas. Desse modo, as únicas alternativas de espaço para treinar são salas, cozinhas e quintais!
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Porém, o treino doméstico traz uma série de dúvidas. “Será que estou fazendo tudo certo?”, é a questão principal. Pensando nisso, separamos alguns parâmetros que podem te ajudar a responder a pergunta. Bora?
Qual a frequência do seu treino?
Geralmente, uma rotina de musculação pede uma frequência de 3 a 6 dias na semana. Se você está mantendo essa constância, então é sinal de que está seguindo com afinco o protocolo. Lembre-se de que treinar um dia e ficar quatro sem malhar não resolve muita coisa! Mantenha o foco, mesmo nos dias de quarentena.
Como está a divisão do seu treino?
Na academia é mais simples: o profissional de educação física divide a ‘fichinha’ em treinos A,B,C, D e por aí vai. Você está mantendo isso em casa? Treinar o mesmo grupamento muscular todos os dias é muito prejudicial para a hipertrofia. Atente-se à divisão, como peito e tríceps; costas e bíceps; ombros e pernas. Se você tiver espaço ou uma esteira, ainda tire um tempinho para os aeróbicos.
O treino está muito repetitivo?
O seu treino de peito vem se resumindo a centenas de flexões e os de pernas a um monte de agachamento? De fato, esses são exercícios fundamentais para realizar de modo livre. Porém, dá para usar a criatividade e investir em outros movimentos. Para isso, há alguns aplicativos fitness que te dão ideias de exercícios.
Você se sente cansado durante o treino?
Enquanto na academia você tem conhecidos para conversar, dentro de casa ainda há uma série de distrações. Então, como está a intensidade do seu treino? Você descansa mais do que precisa? Faz uma repetição e vai fazer um café e depois volta? Suar não é exatamente um parâmetro, mas um aumento do batimento cardíaco e a sensação mais intensa é um bom jeito de mostrar que você está se esforçando.
Você sente dores?
A quebra de fibras musculares decorrente da musculação acaba provocando uma dorzinha no corpo. É importante observar se você está sentindo isso. Ao mesmo tempo, dores exageradas podem ser sinal de execuções erradas. Por isso, fique bem atento ao seu treino e verifique o posicionamento do corpo a cada movimento.
LEIA MAIS
Em casa: 7 exercícios para treinar os braços na quarentena
Musculação: 8 exercícios essenciais para a hipertrofia muscular