Fibra alimentar é um carboidrato não digerível presente em alimentos derivados de vegetais
As fibras alimentares podem ser definidas como resíduos de células vegetais que são resistentes à ação das enzimas digestivas humanas. Por não serem digeridas, elas não fornecem calorias e desempenham importante papel no funcionamento do corpo humano.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
O consumo de fibras possibilita a melhora na saúde de uma pessoa, visto que reduz o risco de problemas como acidente vascular encefálico, diabetes, hipertensão, doença arterial coronariana e câncer intestinal. Deve-se ficar atento à quantidade dessas fibras ingeridas, pois a recomendação varia com idade, sexo e consumo energético. Porém, de uma maneira geral, a Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão de 25 gramas de fibras todos os dias.
Além disso, a fibra, principalmente a solúvel, também ajuda a regular os níveis de glicose no sangue e aumenta à sensação de saciedade, combatendo doenças a obesidade.
As fibras podem ser divididas em dois grupos:
Fibras insolúveis: são fermentadas lentamente e de maneira incompleta, ou seja, sua fermentação é limitada.
Fibras solúveis: são facilmente fermentadas por bactérias no cólon, o que contribui para abaixar o pH desse meio. Quando misturadas com água, as fibras solúveis formam um gel.
A fibra é encontrada em alimentos diversificados, como nos cereais (farelo de trigo, farinha de centeio e aveia); verduras, hortaliças (farinha de mandioca, couve manteiga refogada, brócolis cozido); frutas (caqui, abacate, goiaba); nozes e sementes (linhaça, amêndoas, castanha do Pará); leguminosas (farinha de soja, feijão carioca cozido, feijão verde).
LEIA MAIS