Home Futebol Defesa sólida e ataque incerto: saiba aproveitamento, time-base e desafios do Palmeiras na pausa por coronavírus

Defesa sólida e ataque incerto: saiba aproveitamento, time-base e desafios do Palmeiras na pausa por coronavírus

Após chegar prometendo mudanças, o treinador Vanderlei Luxemburgo foi bem nos primeiros meses, mas tem indecisão na parte ofensiva

Rafael Alves
Jornalista formado em 2022 pela Universidade Cruzeiro do Sul. Produtor de conteúdo para internet desde 2017, iniciou no Torcedores em 2018 e cobriu uma Copa do Mundo e uma Olimpíadas. Atua também nas áreas de Fórmula 1 e Valorant.

Após chegar prometendo mudanças, o treinador Vanderlei Luxemburgo foi bem nos primeiros meses, mas tem indecisão na parte ofensiva

O Palmeiras iniciou a temporada prometendo grandes mudanças para combater o Flamengo no cenário nacional e sul-americano. Com a chegada do treinador Vanderlei Luxemburgo, o time alviverde contratou pouco, mas trouxe jogadores para “vestir a camisa e jogar”, além de dar mais oportunidades a jovens atletas da categoria de base.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

 

Nomes como Patrick de Paula, Gabriel Verón, Alan Guimarães e Gabriel Menino, entre outros, aumentaram o seu vínculo com o clube alviverde. Inclusive, Vanderlei Luxemburgo colocou uma promessa da base em campo em todos os jogos do Palmeiras na temporada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Campanha do Palmeiras até o momento

Luxemburgo chegou ao Palmeiras em 2020 mudando o sistema defensivo. Capitão da equipe, o então volante Felipe Melo se tornou zagueiro e companheiro do paraguaio Gustavo Goméz, oscilando no início, mas agrando a torcida alviverde nos últimos jogos.

Com a mudança, o Palmeiras terminou a primeira parte da temporada como a segunda equipe menos vazada entre os times da primeira e segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Em 12 partidas da temporada, o time de Luxemburgo levou cinco gols em 2020, contando com jogos do Estadual e da Copa Libertadores.

Apesar de ser segundo colocado no Grupo B do Campeonato Paulista, o Palmeiras é um dos grandes favoritos ao título estadual, ficando atrás na tabela apenas do Santo André, melhor do torneio. O time de Luxemburgo perdeu apenas uma vez em jogos oficiais, mantendo, inclusive, o 100% na competição sul-americana.

PUBLICIDADE

Time base no início de 2020 até antes da pausa

Com Felipe Melo na zaga, Luxemburgo começou o ano com muitas incógnitas para o meio-campo. Alternando a dupla de volantes entre Bruno Henrique, Patrick de Paula, Zé Rafael e Ramires, o treinador do Palmeiras foi conseguindo formar uma escalação-base durante o ano, mas ainda não agradou a todos torcedores.

PUBLICIDADE

A chegada do lateral-esquerdo Matias Viña e o retorno de lesão do Marcos Rocha fez com que o sistema defensivo do Palmeiras fosse definido. O goleiro Weverton jogou todas as partidas do ano. Com Felipe Melo e Gustavo Gómez como zagueiros, a dupla de laterais que vem se destacando é Marcos Rocha e o uruguaio Viña.

O problema para Luxemburgo está no meio. Com Bruno Henrique e Ramires ganhando mais espaços nos últimos jogos, o Palmeiras tentou Raphael Veiga e Lucas Lima como meias criadores do elenco, mas desempenho ruim fez com que Dudu fosse centralizado. Assim, o Palmeiras jogou os últimos duelos com quatro atacantes.

Reforço durante a temporada, Rony chegou como titular após bom ano no Athletico Paranaense. Apesar da briga por sua contratação, o camisa 11 ainda não mostrou para que veio e alguns torcedores pedem sua saída do elenco titular.

O ataque ainda é completado por Luiz Adriano, que vem se destacando em 2020, ao lado de Willian, artilheiro do Palmeiras no ano e que briga pela fama de goleador do Paulistão 2020.

PUBLICIDADE

Quais desafios o Palmeiras terá na pausa?

Como tratado acima, o problema do Palmeiras está sendo na função de criador do elenco dentro de campo. Após começar como titular e ser elogiado pelo treinador, Lucas Lima foi sacado do elenco titular, assim como Gustavo Scarpa e Raphael Veiga, que tiveram oportunidades como “camisa 10”.

Sem prometer novos reforços para esse começo do ano, o clube de São Paulo tenta achar uma resposta para a criação de jogadas.

Dudu vem sendo utilizado mais centralizado, mudando muito de posição com Willian e Luiz Adriano. Porém, essa mudança piorou o desempenho individual do camisa 7 alviverde, que se destacou nos últimos cinco anos como ponta esquerda da equipe que venceu dois Campeonatos Brasileiros entre as temporadas de 2016 e 2018.

Impactos do coronavírus

Em combate ao vírus que vem causando grande confusão no mundo, o Palmeiras decidiu deixar os jogadores em casa logo após a Federação Paulista de Futebol decidiu adiar a disputa do Estadual. O time alviverde inclusive foi um dos que apoiaram a suspensão do campeonato, através do presidente Maurício Galiotte.

PUBLICIDADE

Sem treinamentos, assim como toda equipe do Brasil, o Palmeiras pode perder o bom nível. Por outro lado, Luxemburgo e toda a sua comissão técnica poderá a analisar o desempenho alviverde nos jogos de 2020, buscando soluções para os problemas encontrados.

Além do desempenho desportivo, a pausa por causa do coronavírus terá grande impacto para o lado financeiro do Palmeiras. Sem renda de ingressos, o time alviverde ainda terá que deixar a mensalidade de sócios como crédito no futuro para não perder o dinheiro.

Ações contra o coronavírus

O Palmeiras disponibilizou o Allianz Parque para ajudar na campanha de vacinação de São Paulo, deixando sua estrutura para o Governo em ajuda ao combate ao coronavírus. Além disso, o clube, que tem origem italiana, enviou mensagem aos europeus como solidariedade aos país que mais sofre atualmente com o vírus.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Por onde andam os últimos campeões estaduais com o Palmeiras?

Por onde anda Cleiton Xavier, bicampeão nacional com o Palmeiras?

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial