Pepe está cumprindo quarentena por causa da pandemia de coronavírus
Com a pausa no futebol devido ao coronavírus (COVID-19), o Porto está seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde. Com isso, o clube liberou seus atletas para ficarem em casa de quarentena. O time é o líder do Campeonato Português com 60 pontos. Dessa forma, a equipe comandada por Sérgio Conceição segue firme para garantir uma vaga na Liga dos Campeões da Europa na temporada 2020/2021.
A princípio, os jogadores do Porto estão realizando treinos específicos e individuais sob a orientação da comissão técnica. Por outro lado, tentam encontrar motivação para se manterem em casa. Além disso, os atletas também buscam forças para superar a distância de amigos e familiares. Antes de mais nada, Portugal é um dos países mais atingidos com o vírus na Europa. O país registra 1.020 casos de pessoas infectadas e seis mortes.
Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a Região Norte, que abrange os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Guarda e Vizeu, é a que mais registra casos de coronavírus em Portugal. De acordo com a Direção Geral de Saúde, há 126 pessoas internadas em unidades intensivas. Porém, cinco pessoas já se recuperaram e cumprem quarentena domiciliar.
O luso-brasileiro Pepe, 37 anos, joga na Europa desde 2001. Com passagens marcantes pelo Porto, Real Madrid e Besiktas, o zagueiro contou ao jornal “O Jogo” o drama vivido em Portugal por causa da pandemia de coronavírus.
“Tenho muitas saudades do nosso dia-a-dia, do treino, de poder ir ao Olival (Centro de Treinamentos do Porto), de estarmos todos juntos. Eu e a minha família estamos diariamente acompanhando a situação, que é nova para todos. Seguimos a conduta que nos foi pedida. Como pai de duas meninas tenho que protege-las ao máximo. São dias diferentes e inimagináveis. Não é fácil estar em casa”, revelou.
Siga o Torcedores também no Instagram
Pepe falou também como tem feito para amenizar o período de isolamento. Afinal, os jogadores correm o risco de perder a condição física e técnica em virtude da suspensão dos treinos e jogos.
“Estamos seguindo um plano de treino que o clube passa diariamente. Estamos sempre em contato com os treinadores. Não é o mesmo trabalhar em casa e no Olival, onde as condições são diferentes. Mas dentro do que estamos vivendo é possível trabalhar, não perdendo o foco que temos de ter neste momento até porque somos profissionais, não podemos parar. Temos uma responsabilidade social importante que é passar a mensagem às pessoas de que a melhor forma de prevenir é estando em casa”, disse.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Pepe está ciente de que é preciso permanecer em sua residência para evitar a disseminação do vírus. Poré, o jogador admitiu que está com saudades da rotina dentro do clube.
“Temos tudo em casa, mas falta a essência, o contato com a bola, estar em grupo, a palestra e a exigência do mister (Sérgio Conceição). Faz falta isso”, finalizou.
A carreira de Pepe
Képler Levaran Lima Ferreira, o Pepe, é natural de Maceió (AL). Revelado pelo Corinthians (AL), o jogador foi atuar na Europa antes mesmo de disputar uma partida profissional no futebol brasileiro. Ele é agenciado pelo português Jorge Mendes. O empresário cuida da carreira de astros do futebol como Cristiano Ronaldo e José Mourinho.
Após obter a dupla-cidadania, Pepe defendeu a seleção portuguesa em 108 partidas e marcou 7 gols entre 2008 e 2020. Nesse ínterim, o luso-brasileiro disputou a Eurocopa (2008, 2012 e 2016), Copa das Confederações (2017) e a Copa do Mundo (2010, 2014 e 2018).
Pepe acumula diversos títulos na carreira. Entre os mais importantes estão a Eurocopa (2016), Liga das Nações da UEFA (2018), Mundial de Clubes (2004), Liga dos Campeões da Europa (2013/2014, 2015/2016 e 2016/2017) e a Supercopa Europeia (2014).