PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Automobilismo Circuito apelidado, paralisia e mais curiosidades de Ayrton Senna

Circuito apelidado, paralisia e mais curiosidades de Ayrton Senna

João Pedro Oliveira
Colaborador do Torcedores.com.

O lendário piloto brasileiro Ayrton Senna completaria 60 anos de idade neste sábado

Neste sábado (21), o ex-piloto Ayrton Senna, caso estivesse vivo, completaria 60 anos. Com isso, saiba algumas curiosidades do maior piloto brasileiro de Fórmula 1 da história.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Circuito “dele”

O circuito inglês de Silverstone, onde Ayrton Senna venceu nove provas seguidas na Fórmula 3, foi apelidado de Silvastone, numa referência ao sobrenome Silva do piloto brasileiro.

Paralisia facial

Em 5 de novembro de 1984, Ayrton Senna, recém-contratado pela Lótus, acordou com o lado direito do rosto totalmente paralisado. Estava na Inglaterra. A primeira sensação foi a de um derrame. Mas tudo não passou de uma paralisia facial. Senna fez massagens e usou uma medicação à base de cortisona. Teve uma recaída ao dormir num hotel carioca com o ar condicionado ligado. O piloto só se recuperou totalmente em fevereiro de 1985.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Piloto de caça

Dois dias antes do Grande Prêmio do Brasil de 1987, Ayrton Senna recebeu do Ministério da Aeronáutica o título de piloto de caça honorário da Força Aérea Brasileira. Senna retribuiu a homenagem colando em seu capacete o símbolo do Esquadrão do Primeiro Grupo de Caça, equipe de elite da FAB, que adota como lema o famoso “Senta a Pua”, usado pelos nossos pilotos na Segunda Guerra Mundial.

Funeral de Senna

O caixão de Senna veio de Paris à São Paulo na classe executiva de um avião da Varig. Poucos passageiros do vôo sabiam que o caixão era do piloto. A morte de Ayrton foi considerada pelos brasileiros como uma tragédia nacional e o governo brasileiro declarou três dias de luto oficial. O governo também lhe concedeu honras de chefe de Estado, com a característica salva de tiros.

Na chegada ao Brasil, o ídolo teve um funeral de Estado onde cerca de 500 mil pessoas foram às ruas para assistir a passagem do caixão. O corpo de Senna está sepultado no jazigo 11, quadra 15, setor 7, do Cemitério do Morumbi, em São Paulo.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Coronavírus no esporte: siga AO VIVO as últimas atualizações

Better Collective