PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Vida Saudável Atleta x Covid-19: “Recuperação tende a ser melhor nos atletas” afirmam médicos especialistas

Atleta x Covid-19: “Recuperação tende a ser melhor nos atletas” afirmam médicos especialistas

Didé Fontana
Colaborador do Torcedores.com.

Médicos especialistas comentam sobre situação do Covid-19 em atletas

O ano de 2020 começou com uma epidemia global que inclusive, afetou o esporte , paralisando  competições mundo afora. Com a paralisação esportiva, atletas  estão em casa de quarentena a fim de evitar a transmissão da doença. Com a situação, médicos especialistas comentaram a reportagem do Torcedores.com sobre a relação entre o atleta e o Covid-19.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Vulnerabilidade ao vírus

Os atletas, segundo a doutora infectologista, Camila Ahrens, “estão suscetíveis a pegar o Covid-19, por realizar atividades com tendência a aglomerações”.  Já o chefe do departamento médico do Criciúma Esporte Clube, o doutor Ricardo Furtado, ressalta que os atletas não fazem parte do grupo de risco. “Essa é uma questão subjetiva. Pois os atletas devido a idade e por não terem doenças crônicas, não fazem parte do grupo de risco. O risco de contágio é menor não pelo fato de serem atletas, mas  pelas condições de saúde e pela idade. Isso serve para qualquer indivíduo.”

Apesar de afirmar que atletas não fazem parte do grupo de risco, Ricardo ressalta a importância da paralisação nos esportes. “haveria contato entre eles, e se somente um atleta estivesse infectado já acarretaria um risco grande de disseminação da doença. Por isso, e de forma correta, foi necessária essa medida de suspensão das atividades.”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Atleta com covid-19, e agora?

O fato de um atleta ser diagnosticado com o coronavírus, já é motivo de interrupção de treino. “Caso tenha sido contaminado, os treinos devem ser suspensos, para que faça o repouso adequado até a resolução da infecção.” afirma o doutor Ricardo, que recomenda, após recuperação da doença, retorno aos treinos de forma gradual apenas.

Se um atleta for diagnosticado com o coronavírus, a recomendação dos médicos é de que façam repouso, evitem atividades físicas e mantenha uma alimentação saudável e estejam saudáveis. “A recuperação de um atleta tende a ser melhor do que uma pessoa normal, já que o sistema imunológico fica mais fortalecido com exercícios físicos. O atleta pode voltar aos treinos assim que ter o diagnóstico de cura”, ressalta a doutora Camila.

O doutor Ricardo afirma que a recuperação de um atleta tende a ser melhor que a de uma pessoa comum. “A questão da recuperação varia muito de pessoa para pessoa. Pelo fato de atletas serem indivíduos jovens, eles apresentam uma boa recuperação de infecções. Se o atleta estiver curado ele pode voltar de forma gradual aos treinamentos.”

PUBLICIDADE

Tratamento

Apesar de serem atletas, o tratamento segue o mesmo de uma pessoa que não faz atividades físicas, por exemplo. “. O tratamento continua sendo hidratação, repouso, isolamento domiciliar e analgésicos comuns. Se a pessoa for do grupo de risco, que seriam aqueles que tem doença crônica como hipertensão arterial, diabetes, enfisema pulmonar, gestantes e crianças, sentir falta de ar, febre alta por mais de 24 horas, deve procurar atendimento médico.” diz a doutora Camila.

PUBLICIDADE

“Como é uma doença viral, o tratamento do coronavírus é somente para os sintomas, aguardando-se o ciclo de resolução da infecção viral que pode durar no máximo 14 dias. Quando há complicações ai sim necessita de internação hospitalar para o tratamento da determinada complicação. “, comenta o doutor Ricardo, que tomou medidas de prevenção no clube como lavagem das mãos e higienização com álcool gel, cobrir a boca e o nariz ao tossir, não compartilhar objetos de uso pessoal e ficar ao máximo em suas casas.

Atletas em casa

Hoje, com competições esportivas parados, os atletas acabam por ficar em casa cumprindo com as obrigações de quarentena, mas os treinos não param por ai. “Pode manter rotina de exercícios físicos, preferencialmente ao ar livre, evitando ambiente fechados como academia e clubes.”, destaca Camila.

Assim como a doutora Camila, Ricardo aconselhou os atletas a continuarem suas rotinas de treinos em tempos de quarentena. “Eles devem permanecer em suas casas, e podem seguir o programa de treino para casa elaborado pela preparação física. Porém em caso de aparecimento de algum sintoma os treinos devem ser suspensos até a resolução dos sintomas.”

 

PUBLICIDADE

Coronavírus no esporte: siga AO VIVO as últimas atualizações

Coronavírus e musculação: devo ir à academia nos próximos dias?

PUBLICIDADE

Better Collective