Rodada de abertura entre Energetik e BATE Borisov será nesta quinta-feira, com os portões abertos aos torcedores
Enquanto o futebol ao redor do mundo parou as suas atividades, por tempo indeterminado, devido a pandemia de Coronavírus, a Liga de Belarus “Vysshaya Liga” caminha na contramão da maioria e contraria as orientações das organizações de saúde. Ela surpreendeu ao anunciar que irá manter o calendário e dar início a competição nesta nesta quinta-feira (18).
A polêmica foi ainda maior por conta da decisão de realizar a competição com a presença do público. A própria abertura da primeira rodada, entre BATE Borisov e Energetik, será com os portões abertos aos torcedores.
O chefe de imprensa da Federação de Futebol de Belarus, Alexandr Aleinik, rebateu as críticas sobre a decisão e disse que por enquanto não há motivos para alardes: “Muitos campeonatos foram suspensos, mas nossa temporada acaba de começar, já que jogamos num sistema de primavera-outono. Vamos monitorar a situação”, declarou.
Ao todo são 16 equipes disputando a temporada. Além de Belarus, apenas a Turquia, no continente Europeu, decidiu manter os torneios de futebol. Já as grandes competições europeias, como Champions League e campeonatos inglês, espanhol, italiano e alemão, por exemplo, adiaram o calendário.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), até ontem (18), Belarus já havia confirmado 51 casos de Coronavírus (COVID-19) no país.
Leia mais:
Jogo da Liga dos Campeões pode ter disseminado vírus em uma das cidades mais afetadas na Itália
Juventus: Higuaín “viola” quarentena por conta do coronavírus e viaja para Argentina, diz jornal