Certame tinha as duas últimas rodadas marcadas para os dias 22 e 25 de março
Em meio à pandemia do coronavírus, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) anunciou na manhã desta terça-feira (17), a suspensão do Campeonato Baiano por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em medida de prevenção à propagação da doença. Contudo, um dia antes, a entidade havia emitido uma nota se mostrando contrária à interrupção da competição, alegando que a parada causaria prejuízos sem precedentes ao futebol do estado.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram
A entidade havia confirmado que a rodada de encerramento da primeira fase seria antecipada do dia 29 para o dia 25, com os cinco jogos marcados para às 20h30. A suspensão, no entanto, deixa o cenário totalmente indefinido. Em nota, a FBF afirma que já tinha definido pela suspensão do certame, mas gostaria de terminar as duas rodadas da primeira fase.
CONFIRA UM TRECHO DA NOTA:
“A FBF vem a público manifestar o posicionamento de suspender o Campeonato Baiano de Futebol da Série A 2020, cujas duas últimas rodadas da Fase de Classificação estavam programadas para os próximos dias 22 e 25/03 (rodada antecipada), por prazo indeterminado, suspensão decorrente de informações prestadas por Presidentes de Clubes, no sentido de que os respectivos Atletas estão se recusando a treinar e a comparecer no local das partidas, e de que ao menos em um dos Municípios que sediarão os jogos já há uma diretriz da Prefeitura no sentido de proibir a realização de partidas de futebol.
Desta forma, a FBF esclarece que a decisão de suspender a competição já estava tomada, e que apenas pretendia concluir a 1a Fase – De Classificação, como antes deliberado, para atenuar os prejuízos desportivos, mas entende que a suspensão neste momento respeita a posição dos Atletas, as informações passada pelos Presidentes dos filiados e visa preservar a saúde de todos os agentes envolvidos na realização dos jogos, notadamente Torcedores e os próprios Jogadores”, diz o comunicado da entidade.
Restando duas rodadas para o término da primeira fase, oito equipes disputam quatro vagas no mata-mata. No momento, Bahia, Jacuipense, Bahia de Feira e Vitória figuram no G4, enquanto Atlético de Alagoinhas, Juazeirense, Flu de Feira e Vitória da Conquista também estão vivos na luta pela classificação.