A Gripe Espanhola assustou o mundo logo após o fim da primeira guerra mundial
Se o coronavírus está paralisando os eventos esportivos ao redor do mundo, em 1918 o mesmo aconteceu. Após o fim da primeira guerra mundial, um novo vírus assustou o planeta. A chamada Gripe Espanhola matou de 50 a 100 milhões de pessoas em dois anos e causou medidas drásticas no mundo esportivo. Os sintomas que eram os mesmos de uma gripe forte, começaram a surgir no Estados Unidos e logo se alastraram pelo mundo.
Para evitar o contágio e a aglomeração, grandes eventos foram cancelados, tal qual hoje em dia. Na época, campeonatos de futebol foram adiados e alguns nem chegaram ao seu fim. Em São Paulo, o Paulistão estava em andamento e foi paralisado por três meses. Quando retomado, só clubes que podiam brigar pelo título voltaram a competir. Sem rebaixamento, os jogos que não interferiam na classificação não ocorreram. Portanto, Paulistano foi o campeão com 15 jogos, o vice-campeão foi o Corinthians com 17 jogos. Percebe-se que nem todos os clubes tiveram o mesmo número de jogos, isso se deu pela suspensão de três meses.
Entretanto, o Campeonato Carioca aconteceu até o seu fim. As 18 rodadas previstas aconteceram e o Fluminense ergueu a taça. Porém, as consequências do vírus nesse torneio foram trágicas. O jogador do Flu, Archibald French faleceu durante a competição. O então Presidente da República, Rodrigues Alves, também foi uma das vítimas da doença.
O primeiro Campeonato Gaúcho da história, estava planejado para acontecer em 1918, entretanto não saiu do papel. Com o avanço da epidemia, o gauchão foi cancelado e colocado em prática somente no ano seguinte em 1919.
Mas e o futebol europeu? quais foram as consequências? Bom, por conta da guerra, os torneios estavam paralisados desde 1914. Portanto, não sofreram quaisquer mudanças em seu calendário e maneira de disputa.
LEIA MAIS
Coronavírus, guerra e mais: as vezes em que o futebol foi paralisado na história da humanidade