PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol UEFA pode mudar formato da Champions League por conta do coronavírus

UEFA pode mudar formato da Champions League por conta do coronavírus

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Entidade irá colocar em votação projeto para disputa das semifinais e final da Champions League em quatro dias. Mesmo formato deverá ser aplicado para a Liga Europa

Na próxima terça-feira (17), a UEFA irá colocar em votação um projeto para que a Champions League seja decidida em um período de quatro dias. Conforme informado pelo site “AS”, a ideia é ter todos os jogos decisivos disputados em Istambul, na Turquia. O mesmo formato seria aplicado na Liga Europa, mas na cidade de Gdask, na Polônia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Por conta do coronavírus, diversas competições foram interrompidas pelo mundo todo. A ideia é ter a decisão da Champions League no formato “Final Four”. No projeto que será colocado em votação, as quatro equipes classificadas para a semifinal disputariam duas semifinais em jogo único e os dois classificados fariam a final da edição 2019/20 no dia 30 de maio. A sugestão da UEFA será que a Liga Europa também seja decidida no mesmo formato.

Representantes das 55 federações da UEFA estarão presentes por videoconferência na reunião e irão votar no projeto. O secretário de competições da organização, Giorgio Marchetti, é o encarregado de apresentar o plano, que é considerado o mais viável, já que ninguém sabe no momento em que a crise do coronavírus pode ser interrompida.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A UEFA, que tem sido amplamente criticada pelo atraso na suspensão de competições, acredita que os governos dos diferentes países da União Europeia não estão dispostos a arriscar o surto da doença. E isso requer a proibição de multidões, como as que ocorrem nos estádios.

Definição da Champions League

A prioridade da UEFA neste momento é encerrar a rodada de oitavas de final da competição. O Real Madrid ainda deve jogar a partida de volta contra o Manchester e o Barça contra o Nápoles, porque o Atlético já eliminou o Liverpool). A partir disso, seria necessário definir a fase de quartas de final. E será necessário definir onde os jogos serão realizados. Por conta da falta de datas, a opção seria jogo único em estádio neutro e outra, em um dos envolvidos no cruzamento, mas na loteria.

Posteriormente, a fórmula Final Four seria escolhida. Isso permitiria concentrar as semifinais e a final da Liga dos Campeões e da Liga Europa em um período de apenas quatro dias, o que abriria mais datas no calendário para fechar os diferentes campeonatos da liga que foram adiados em toda a Europa e, ao mesmo tempo evitar o deslocamento de pessoas com viagens pelo continente europeu.

PUBLICIDADE

Para que o plano da UEFA vá adiante, além da votação favorável de suas 55 federações, será necessária a aprovação da FIFA, que deve abrir mão das datas da Copa do Mundo de Clubes para abrir espaço para a Euro 2021.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Veja quais campeonatos de futebol que pararam e os que seguem com portões fechados do coronavírus

Neymar deu festa em casa para elenco do PSG após classificação na Champions League

Better Collective