Home Futebol Campeonato Brasileiro de 2005 foi marcado pela ‘Máfia do Apito’

Campeonato Brasileiro de 2005 foi marcado pela ‘Máfia do Apito’

Título do Corinthians aconteceu em um dos casos mais polêmicos do futebol brasileiro

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Em 2005 o Corinthians chegou ao seu quarto título nacional com um time que contava com estrelas como Tevez, Carlos Alberto e Nilmar. Mas a história poderia ser muito diferente…

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O Brasileirão daquele ano teve 11 jogos anulados por conta de um esquema para manipulação de alguns jogos. A investigação que desvendou esse caso, nomeado como ‘Máfia do Apito’, foi feita pelos Promotores de Justiça de Combate ao Crime Organizado em conjunto com a Polícia Federal.

O que foi a Máfia do Apito?

Um grupo de investidores, tendo como mentor o empresário Nagib Fayad, negociou com os árbitros Edílson Pereira de Carvalho e Paulo José Danelon. Os dois juízes precisavam manipularam partidas para garantir que o resultado favorecesse os investidores, que apostavam no resultado dos jogos em sites de apostas. A investigação apurou que os dois árbitros recebiam R$ 10 mil por cada partida fraudada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Luis Zveiter, presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) decidiu anular os 11 jogos apitados por Edílson no campeonato.

Os dois juízes envolvidos foram excluídos do futebol e tiveram que responder por crime de estelionato.

Influência no título do Corinthians

A decisão influenciou diretamente no título do Brasileirão. O Corinthians teve seus clássicos contra Santos e São Paulo remarcados. O Timão tinha perdido ambos os jogos (4 a 2 para Santos e 3 a 2 para o São Paulo). Nos jogos remarcados o clube conseguiu vencer o Santos (3 a 2) e empatou com o São Paulo (1 a 1).

PUBLICIDADE

Com os quatro pontos conquistados o time terminou a competição com três pontos acima do Internacional, 2º colocado. Caso as partidas não tivessem sido anuladas o Colorado seria o campeão do Brasileirão de 2005.

PUBLICIDADE

Vale lembrar que o jogo entre Corinthians x Internacional foi marcado por uma arbitragem polêmica de Márcio Rezende de Freitas. O juiz não marcou pênalti de Fábio Costa em Tinga e ainda expulsou o jogador do Internacional. O Colorado estava com três pontos de desvantagem para o Timão e uma virada gaúcha deixaria o time forte na briga pelo título.

Reveja o lance abaixo:

Demais jogos anulados

Além dos jogos do Corinthians, outros nove jogos também foram remarcados. Dos 11 jogos apenas dois não tiveram mudança no vencedor do jogo original x jogo remarcado.

Confira quais foram as partidas (em negrito o resultado da partida remarcada).

PUBLICIDADE
  • Vasco 0 x 1 Botafogo – Vasco 1 x 0 Botafogo
  • Ponte Preta 1 x 0 São Paulo – Ponte Preta 2 x 0 São Paulo
  • Paysandu 1 x 2 Cruzeiro – Paysandu 4 x 1 Cruzeiro
  • Juventude 1 x Figueirense – Juventude 2 x 2 Figueirense
  • Vasco 2 x 1 Figueirense – Vasco 3 x 3 Figueirense
  • Cruzeiro 4 x 1 Botafogo – Cruzeiro 2 x 2 Botafogo
  • Juventude 2 x 0 Fluminense – Juventude 3 x 4 Fluminense
  • Internacional 3 x 2 Coritiba – Internacional 3 x 2 Coritiba
  • Fluminense 3 x 0 Brasiliense – Fluminense 1 x 1 Brasiliense

LEIA MAIS

Arena Corinthians terá jogo sem público pela primeira vez na história

Inter se pronuncia sobre decisão da FGF de jogos com portões fechados

Better Collective