Único a vencer foi o Santos, enquanto Corinthians e Palmeiras empataram e o São Paulo perdeu no torneio
A nona rodada do Paulistão não foi muito boa para a maioria dos times grandes. Entre as quatro forças, somente o Santos venceu. Corinthians e Palmeiras empataram, enquanto o São Paulo foi derrotado. Desses, o que possui a pior situação é o alvinegro da capital, pois corre sério risco de ser eliminado.
Portanto, fizemos um resumo do desempenho de cada um nos jogos pelo torneio neste fim de semana. Confira abaixo os detalhes a respeito.
Confira o desempenho dos grandes no Paulistão
PALMEIRAS
Pensando no jogo pela Libertadores contra o Guarani do Paraguai, Vanderlei Luxemburgo escalou o Palmeiras com muitos reservas contra a Ferroviária pelo Paulistão. Exceção ao goleiro Weverton, o zagueiro Gustavo Gomes e o atacante Rony. O jogo foi truncado com poucas oportunidades.
Como o Santo André tinha perdido para o Oeste no Bruno José Daniel por 1 a 0, uma vitória simples colocaria o alviverde na primeira posição do seu grupo no torneio. O técnico recorreu aos titulares na etapa final, com Willian e Dudu. O primeiro, inclusive, marcou o gol palmeirense.
Entretanto, logo na sequência, Tony deixou tudo igual e deu números finais. O Palmeiras segue na segunda posição do Grupo B, agora com 18 pontos no Paulistão. Um atrás do líder Santo André. Mas agora, as atenções voltam para terça-feira, quando enfrenta o Guaraní, do Paraguai, pela Libertadores.
SÃO PAULO
Pressionado depois da derrota na altitude para o Binacional, Fernando Diniz levou para Ribeirão Preto um time só com garotos da base no Paulistão. Exceções foram o goleiro Tiago Volpi e o atacante Trellez. O jogo contra o então pior colocado do campeonato, Botafogo-SP, foi tecnicamente fraco.
O tricolor não conseguiu imprimir ritmo e acabou sofrendo gol após cobrança de escanteio e cabeçada de Didi. Com a derrota, aumentou a pressão para quarta-feira, quando entra em campo pela Libertadores. O São Paulo mede forças com a LDU pelo torneio continental. No Estadual, é líder da chave com 15 pontos.
SANTOS
Após passar desconfiança no começo do ano, o Santos engatou boa sequência. No sábado, venceu o Mirassol pelo Paulistão com autoridade. Isso deu certa tranquilidade ao técnico Jesualdo Ferreira, que vinha bastante questionado pelo trabalho desempenhado à frente da equipe.
Em 22 minutos, o alvinegro já vencia por 3×0, gols de Diego Pituca, Yuri Alberto e Eduardo Sasha. O Mirassol ainda conseguiu descontar com Rafael Silva, mas nada que abalasse. O Peixe é líder do Grupo D no torneio estadual com 15 pontos e caminha a passos largos pela classificação.
Agora, o Santos volta as atenções para outro torneio, só que continental. Joga nesta terça-feira contra o Delfín, pela Copa Libertadores da América. A partida na Vila Belmiro vai ter portões fechados devido à punição imposta ao clube brasileiro por confusão contra o Independiente.
CORINTHIANS
É o time mais pressionado disparado entre os quatro grandes. Foi até Novo Horizonte enfrentar o Novorizontino, único time invicto no Paulistão, sem contar com Pedrinho. Mesmo após 11 dias de treino, o Corinthians não passou de empate em 1×1 contra a equipe do interior do estado.
Gil até abriu o placar após cobrança de falta de Fagner. Entretanto, Jenilson deixou tudo igual em chute de bate-pronto. Com isso, o alvinegro amarga a última colocação da chave no torneio. São apenas 10 pontos conquistados, mesmo número da Ferroviária, mas atrás pelo número de cartões tomados.
A três jogos do término da primeira fase do Paulistão, o Corinthians corre o risco de ser eliminado. Isso porque, o Red Bull Bragantino lidera a chave com 14 pontos, enquanto o Guarani vem logo atrás com 13. Mais que a pontuação, o desempenho em campo também preocupa bastante.
LEIA MAIS
TRÊS PONTOS SEPARAM CORINTHIANS DE CLASSIFICAÇÃO E ZONA DE REBAIXAMENTO