Organização da competição afirmou estar estudando diferentes medidas para garantir a segurança de todos os envolvidos
Os organizadores de Roland Garros, segundo Grand Slam de tênis no ano, afirmaram nesta sexta-feira (06) que o evento será mantido, apesar do avanço do novo coronavírus pelo mundo. Em comunicado, a Federação Francesa de Tênis (FFT) apontou fatores favoráveis à realização da competição, e garantiu que está se preparando para evitar qualquer interferência da doença. O torneio, único Major disputado em saibro, será realizado no período de 24 de maio a 7 de junho.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Manutenção de Roland Garros
Com a elevação do número de casos do novo coronavírus, autoridades da França determinaram o cancelamento de eventos em espaços fechados envolvendo mais de 5 mil pessoas. A medida, porém, não afeta Roland Garros, que é disputado em quadras abertas.
Em nota veiculada pela Federação Francesa de Tênis, Jean-Francois Vilotte, diretor geral da entidade, explicou como ocorre a distribuição de público nas quadras.
“Estamos localizados em uma área de 13 hectares que permite que o fluxo dos espectadores seja organizado de uma forma bem diferente dos estádios de futebol”, disse.
O dirigente também falou sobre a situação da nova Quadra Philippe Chatrier, que agora conta com teto retrátil.
“Mesmo com o teto fechado, a ‘Philippe Chatrier’ é uma quadra aberta”, garantiu. “Ela é coberta, mas há espaços entre as arquibancadas e o teto, o que a torna um espaço não confinado”, completou.
Medidas estudadas
Em seu estudo, a organização do Grand Slam aponta duas principais medidas na tentativa de minimizar o risco de contágio. A primeira delas é a distribuição de kits de gel e máscaras nas dependências do evento. A segunda é o cancelamento de ingressos de pessoas que estejam em áreas afetadas.
Sucesso consolidado no circuito do tênis, Roland Garros espera elevada presença de público em 2020. Em 2019, o Aberto da França bateu recorde de público, com um total de 520 mil espectadores.
Casos de coronavírus na França e no mundo
Assim como em outras partes da Europa, a França também sofre com a epidemia de Covid-19. De acordo com o balanço mais recente, divulgado nesta sexta, o país soma 613 casos da doença, com nove mortes.
Em todo o mundo, o vírus já infectou mais de 102 mil pessoas, e ocasionou 3,5 mil óbitos.
Leia mais: Indian Wells proíbe boleiros de entregar toalhas aos tenistas
Fognini comenta sensação de jogar sem público por conta do coronavírus: “Condições estranhas”