O Olympiacos bateu o Arsenal na prorrogação dos 16 avos de final da competição europeia. Time de Mikel Arteta agora só terá chances de título nesta temporada na Copa da Inglaterra
O Arsenal, finalista da última Liga Europa, iniciou competição desta temporada como um dos postulantes ao título. Entretanto, a equipe comandada por Mikel Arteta acabou caindo precocemente na prorrogação dos 16 avos para o Olympiacos da Grécia em pleno Emirates Stadium, na quinta-feira (27).
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Com o Campeonato Inglês praticamente definido e com poucas chances conseguir uma vaga para disputar as competições europeias, resta aos Gunners apostar todas as fichas na Copa da Inglaterra, única competição de mata-mata em que o time londrino segue vivo. Mas o que o torcedor pode esperar da equipe em um futuro próximo, das últimas contratações e do trabalho de Mikel Arteta?
Segunda temporada de Unai Emery
O francês Unai Emery iniciou a temporada mantendo a base do time vice-campeão da Liga Europa reforçado pela contratação do experiente zagueiro brasileiro David Luiz, que trocou o Chelsea pelo rival. O empréstimo do meio-campista promissor Dani Ceballos, que não tinha espaço no Real Madrid de Zidane. Além do ponta Nicolas Pépé, um dos destaques do Campeonato Francês e esperança de criação de jogadas para a dupla de ataque Aubameyang e Lacazette.
Mesmo sem perspectiva de luta pelo título inglês, projetava-se um Arsenal que entraria forte pelas disputas das vagas nas competições europeias, uma vez que o trabalho era Emery mantido e o elenco havia feito reforços pontuais.
Porém, o que se viu até dezembro de 2019, foi uma equipe sem consistência, oscilando e ficando muitas vezes abaixo da primeira metade da classificação do campeonato nacional. O técnico francês não resistiu a pressão e nem mesmo a classificação como líder do seu grupo na fase mata-mata da Liga Europa, foi suficiente para mantê-lo no comando do Arsenal. Ele foi demitido após 18 meses no clube.
Início da Era Mikel Arteta
Com poucos nomes fortes no mercado, o Arsenal resolveu apostar no trabalho do estreante Mikel Arteta, ex-jogador do clube e que fazia um elogiado trabalho como assistente de Pep Guardiola no Manchester City desde 2016. Por outro lado, o novo comandante dos Gunners mal teve tempo de treinar com o elenco, uma vez que o Campeonato Inglês estava em meio a maratona de jogos do Boxing Day e para dificultar ainda mais a vida de Arteta, seus dois primeiros desafios eram contra o Chelsea e o Manchester United.
Em sua estreia contra o rival londrino, a equipe começou jogando bem e saindo na frente do placar, mas tomou a virada perdendo em casa. Já contra o United, o time já mostrava um certo padrão de jogo apresentado no clássico contra os Blues e venceu o categoricamente o time de Manchester por 2 a 0, dando esperança ao torcedor Gunner.
Ainda em janeiro, durante a janela de verão, houve mais um reforço para a zaga da equipe: Pablo Marí, um dos destaques do Flamengo campeão brasileiro e da Libertadores 2019 chega a Londres para somar ao instável sistema defensivo da equipe desde o trabalho de Emery.
Mesmo com o novo reforço – que ainda não fez sua estreia – e o novo trabalho no comando da equipe, o Arsenal ainda segue no meio da tabela, empatando muitas partidas e vendo a situação da Liga Europa ficar mais difícil com a chegada de equipes como Ajax e Inter de Milão, que foram eliminadas na primeira fase da Liga dos Campeões. Mas diferente de uma eliminação contra um dos principais postulantes ao título, os Gunners caíram em casa contra o modesto Olympiacos e David Luiz, mais uma vez, protagonizou um erro fatal ao Arsenal.
O time e diretoria terão paciência com Arteta?
O clube é o 9° colocado no campeonato nacional e seu próximo compromisso será pela quinta rodada da Copa da Inglaterra contra o Portsmouth, na próxima segunda-feira (2). Vale lembra que todo o restante do Big Six e o Leicester City também seguem na competição.
Assim como Frank Lampard no Chelsea, Arteta ainda é um treinador inexperiente, mas a identificação com o clube por um ex-jogador do Arsenal, pode lhe ajudar nessa difícil tarefa que é, além de dar títulos ao Arsenal, mas também colocar a equipe mais uma vez em evidência no futebol inglês e europeu. Resta saber se a diretoria do clube e torcida vão ter paciência com o técnico espanhol.
LEIA MAIS:
Arteta diz que Arsenal perdeu identidade e fala em estilo ofensivo