Maria Sharapova anunciou sua aposentadoria nesta quarta-feira.
Sharapova foi uma das grandes tenistas da história do tênis e alcançou vários números impressionantes em sua carreira. Pensando nisso, o Torcedores.com vai fazer um perfil da atleta, atrelando vida extra-quadra com sua trajetória no esporte.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Maria Sharapova – vida fora das quadras
Se mudou para os Estados Unidos em 1994 com seu pai. Sua mãe só foi dois anos mais tarde devido a problemas financeiros e com o visto. Foi neste período que deu os passos iniciais no tênis, apenas com 14 anos de idade.
Destacou-se como jogadora, além disso, atuou em outras áreas e sempre com destaque. Realizou diversos trabalhos como modelo, com as seguintes marcar: Sports Illustrated Swimsuit Issue, Prince, Canon e Nike.
É empreendedora também. Tem uma coleção da Nike com seu nome, de roupas e acessórios para tenistas. Já com a Colen Haan tem coleção de sapatos e acessórios. Tem uma linha de doces com o seguinte nome: Sugarpova.
Também ajuda com ações sociais e ajuda humanitária, por exemplo, com a Maria Sharapova Foundation. Dá bolsas de estudo a crianças da Bielorrússia.
Maria Sharapova – carreira e recordes
O site da WTA listou as estatísticas ao longo da trajetória da russa.
Sharapova passou 21 semanas como líder do ranking; aos 18 anos e 125 dias, continua sendo quinta mulher mais jovem a alcançar o posto de número 1; conquistou 36 títulos individuais, sendo cinco Grand Slams (Wimbledon 2004), US Open (2006), Australian Open (2008) e Roland Garros (2012 e 2014). São 59 finais na carreira.
Venceu pelo menos um título individual por 13 anos seguidos, de 2003 a 2015; medalhista de prata Olímpica; colocou 98 vitórias sobre as tenistas Top-10; premiação em dinheiro:US $ 38.777.962, atrás apenas das irmãs Williams.
Prêmios da WTA: novata mais impressionante (2003), jogadora mais aprimorada (2004) e jogadora do ano (2004).
Maria Sharapova fará falta ao circuito profissional do tênis. Com um jogo elegante, velocidade, repertório de jogadas e espírito competitivo e aspecto metal forte, sendo duas das principais características da jogadora russa. Inclusive, McEnroe a considera “um dos melhores competidores na história do esporte”.
LEIA MAIS
Sharapova anuncia aposentadoria do tênis aos 32 anos