Corinthians, Zico, Pelé, Neymar.. confira os samba enredos que já homenagearam times e atletas de futebol
Em época de Carnaval os sambas-enredos criam sempre muita expectativa para os admiradores de desfiles de escolas de samba. Partindo do pressuposto que o Brasil é o país do futebol, algumas escolas de samba decidiram homenagear times e atletas do esporte mais praticado no país.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram
Sambas-enredos que homenagearam times:
Corinthians (2010)
A escola de samba paulista Gaviões da Fiel é um dos grandes exemplos da junção entre samba e futebol. Em 2010, o samba enredo que disputou o carnaval paulista foi a homenagem ao Corinthians em seu ano centenário.
O samba enredo levou para a avenida de desfile o grito da torcida “Corinthians é o meu amor / O samba é minha paixão / Eu bato no peito e digo pro mundo / O meu orgulho de ser Gavião”.
Palmeiras (2015)
“Olê Palestra! / Com raça venceu a perseguição / Olê Palmeiras! / De fato o eterno campeão”
Esse foi o samba enredo que a torcida organizada do Palmeiras e Escola de Samba, a agremiação Mancha Verde, escolheu para homenagear o centenário do clube de coração, no ano anterior (2014).
Vasco (1998)
No ano em que o Vasco comemorou o seu centenário, a escola de samba carioca Unidos da Tijuca presenteou o clube com o enredo “De Gama a Vasco, a Epopéia da Tijuca”. No desfile, a escola, além de relembrar o navegador homônimo Vasco da Gama e a trajetória de títulos do clube de São Januário, também destacou a origem operária do clube e a sua luta contra o racismo.
Se nos campos, o Vasco vivia uma das fases mais vitoriosas de sua história, com a conquista do Carioca, do Brasileiro e da Libertadores, na Avenida o clube não teve o mesmo êxito, já que terminou na 13ª colocação do Grupo Especial, sendo rebaixada para o Grupo de Acesso.
Sambas-enredos que homenagearam atletas
Zico
A escola de samba carioca Imperatriz Leopoldinense decidiu homenagear o ídolo flamenguista Zico no ano de 2014. Na ocasião, o nome dado ao enredo da escola foi “Arthur X – O Reino do Galinho de Ouro na Corte da Imperatriz”.
“Domingo, um show no gramado/ Com seus cavaleiros, Arthur se tornava/ O rei do templo sagrado […] Zico faz mais um pra gente ver!”, era o trecho onde o ex-jogador foi homenageado.
Ronaldo Fenômeno
Em 2014, o lendário atacante brasileiro Ronaldo foi homenageado pela escola de samba ligada à uma torcida do time que ele defendeu no fim da carreira, a Gaviões da Fiel. No enredo com o nome “R9 – O voo real do Fenômeno”, o jogador tem sua trajetória contada.
“O menino passarinho se transformou/ Consagrado no cenário mundial/ Ronaldo, fenomenal!”
Neymar e Pelé
A escola Grande Rio prestou homenagem, em 2016, aos ídolos santistas Pelé e Neymar, além de também homenagear a cidade da Baixada Santista.
“Majestade é nosso rei Pelé/ Cavalheiro da paz… magia/ Na corte tem Neymar…/ Ousadia e alegria”
LEIA MAIS: