Piloto neozelandês ultrapassou André Lotterer na primeira curva após a largada e fez uma prova segura até a bandeirada
Foi realizado neste sábado (15) o 2020 CBMM Niobium Mexico City E-Prix, quarta etapa da temporada 2019-20 da ABB Formula E Championship. Assim como nas edições anteriores realizadas na capital mexicana, o Autódromo Hermanos Rodríguez foi o palco para os 24 carros e pilotos da categoria.
Automobilismo de graça e ao vivo por 1 mês? Conheça o DAZN Brasil!
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
E a vitória desta vez ficou com Mitch Evans (Panasonic Jaguar Racing). O neozelandês dominou o E-Prix depois de conquistar a liderança do pole Andre Lotterer (Tag Heuer Porsche) na primeira curva após a largada, e abrindo uma boa vantagem para os demais adversários durante a corrida. O português Antonio Felix Da Costa da DS Techeetah terminou em segundo, enquanto o suíço Sebastian Buemi da Nissan e.DAMS ficou em terceiro.
Com a vitória, Evans assumiu a liderança da competição por um ponto de diferença para o segundo colocado, o britânico Alexander Sims (BMW i Andretti Motorsport), que terminou a prova na quinta colocação e ainda conquistou o ponto extra para a volta mais rápida da corrida. Curiosamente, o unico ponto que separa os dois pilotos na classificação, Evans conquistou como o piloto mais rápido da fase eliminatória do treino classificatório.
O brasileiro Lucas di Grassi que largou em 15º, fez uma boa prova de recuperação e terminou a prova na sexta colocação, conquistando pontos suficientes para se manter entre os cinco primeiros colocados do campeonato.
Como foi a prova
André Lotterer começou a corrida na Julius Baer Pole Position, após ter superado Mitch Evans (Panasonic Jaguar Racing) durante a Super Pole por apenas seis centésimos de segundos, colocando a Tag Heuer Porsche pela primeira vez na frente do grid de largada.
Mas foi Evans quem assumiu a liderança momentos depois que as luzes ficaram verdes, ultrapassando Lotterer na primeira curva do circuito do Autódromo Hermanos Rodriguez, em um movimento arriscado e que acabou causando um contato entre os dois carros e também ocasionando danos ao Porsche de Lotterer.
Foi apenas o início dos diversos problemas que Lotterer encarou nas primeiras voltas do E-Prix mexicano, e após perder diversas posições por conta de um grave problema no pneu dianteiro esquerdo, o piloto alemão abandonou a prova.
A prova chegou a ter a entrada do safety car ainda nos primeiros cinco minutos, quando Nico Muller (GEOX Dragon) acabou errando a curva e batendo no muro de proteção.
Na relargada, Sam Bird (Envision Virgin Racing) começou o seu ataque aos primeiros colocados e em poucos minutos chegou a segunda colocação, seguido por Sébastien Buemi, então terceiro colocado.
Um pouco mais atrás, Nyck De Vries (Mercedes Benz EQ) tentou evitar a ultrapassagem de Antonio Félix da Costa, mas ao retornar ao traçado normal acabou atingindo Robin Frijns (Envision Virgin Racing) e abandonou a corrida, enquanto o piloto português que havia largado em nono, subiu para quarto lugar, seguido por seu companheiro na DS Techeetah, o francês e atual bicampeão Jean-Eric Vergne.
Daniel Abt, da Audi Sport ABT Schaeffler – que perdeu a qualificação após um acidente nos treinos livres – iniciou o E-Prix, mas depois se retirou com problemas em seu carro. Foi um dia ruim para o piloto alemão, que passou algumas horas do dia em um hospital local, onde realizou alguns exames por precaução após a colisão causada por uma falha no software dos freios.
Quem também não teve um dia feliz na Cidade do México e se retirou durante a prova foi o brasileiro Felipe Massa, que largou em 19º, chegou a ganhar algumas posiçõs por conta dos incidentes que ocorreram nos primeiros minutos, mas sem um bom ritmo, retornou aos boxes da ROKiT Venturi Racing.
Da Costa partiu para o ataque e logo ultrapassou Buemi. Restando menos de cinco minutos para o término da prova, o piloto português então passou a pressionar Bird, e o piloto britânico ao tentar defender a segunda posição, acabou errando uma das curvas e batendo no muro de proteção.
O ex-líder do campeonato Stoffel Vandoorne também errou nos últimos minutos quando era o quinto colocado e encerrou a participação da Mercedes Benz EQ no ePrix da Cidade do México de forma melancólica.
Com pouco mais de cinco segundos para Da Costa, Evans não sofreu pressão nos minutos finais e com tranquilidade recebeu a bandeirada, garantindo a sua segunda vitória na Fórmula E (e também da Panasonic Jaguar Racing), assumindo a liderança da sexta temporada.
CLASSIFICAÇÃO DOS PILOTOS
1º Mitch Evans/Panasonic Jaguar Racing – 47
2º Alexander Sims/BMW i Andretti Motorsport – 46
3º Antonio Felix da Costa/DS TECHEETAH – 39
4º Stoffel Vandoorne/Mercedes-Benz EQ – 38
5º Lucas di Grassi/Audi Sport ABT Schaeffler – 32
6º Sam Bird/Envision Virgin Racing – 28
7º Oliver Rowland/Nissan e.dams – 28
8º Maximilian Guenther/BMW i Andretti Motorsport – 25
9º Edoardo Mortara/ROKiT Venturi Racing – 22
10º Andre Lotterer/TAG Heuer Porsche – 21
11º Nyck de Vries/Mercedes-Benz EQ – 18
12º Jean-Eric Vergne/DS TECHEETAH – 16
13º Sebastien Buemi/Nissan e.dams – 15
14º Pascal Wehrlein/Mahindra Racing – 13
15º James Calado/Panasonic Jaguar Racing – 12
16º Robin Frijns/Envision Virgin Racing – 10
17º Daniel Abt/Audi Sport ABT Schaeffler – 8
18º Jerome D’Ambrosio/Mahindra Racing – 2
19º Felipe Massa/ROKiT Venturi Racing – 2
20º Brendon Hartley/GEOX DRAGON – 2
21º Oliver Turvey/NIO 333 – 0
22º Nico Mueller/GEOX DRAGON – 0
23º Neel Jani/TAG Heuer Porsche – 0
24º Ma Qing Hua/NIO 333 – 0
CLASSIFICAÇÃO EQUIPES
1º BMW i Andretti Motorsport – 71
2º Panasonic Jaguar Racing – 59
3º Mercedes-Benz EQ – 56
4º DS TECHEETAH – 55
5º Nissan e.dams – 43
6º Audi Sport ABT Schaeffler – 40
7º Envision Virgin Racing – 38
8º ROKiT Venturi Racing – 24
9º TAG Heuer Porsche – 21
10º Mahindra Racing – 15
11º GEOX DRAGON – 2
12º NIO 333 – 0
LEIA MAIS:
Sonic na Fórmula E? Confira o novo vídeo da categoria
Fórmula E apresenta nova versão do Gen 2 para a sétima temporada