Home Esportes Olímpicos Parque Olímpico do Rio vai receber o Mundial de Paraciclismo

Parque Olímpico do Rio vai receber o Mundial de Paraciclismo

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

Será apenas a segunda vez que uma instalação usada nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro servirá de palco para uma competição de nível mundial

O Parque Olímpico do Rio de Janeiro vai ser sede de um Mundial de uma modalidade olímpica. A informação foi dada pela União Internacional de Ciclismo (UCI), nesta terça-feira (4). Dessa forma, esta será a segunda vez que uma instalação olímpica usada nos Jogos do Rio de Janeiro receberá um evento de caráter mundial. Será o Mundial de Paraciclismo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!  Siga o Torcedores também no Instagram

A primeira vez que uma instalação olímpica do Rio de Janeiro recebeu um mundial de uma modalidade olímpica foi em 2018. Na ocasião, a competição em questão também foi o Mundial de Paraciclismo. Assim, vale ressaltar que a UCI é a única Federação Internacional a realizar eventos de porte mundial em instalações olímpicas do Rio de Janeiro. Ou seja, nenhuma outra federação esportiva de caráter mundial aceitou o desafio.

Logicamente, essa conta só é válida para os eventos que aconteceram depois dos Jogos Olímpicos. Isso porque algumas instalações, que foram usadas nas Olimpíadas, já tinham sido utilizadas em Mundiais. Os casos mais famosos são os do Maracanã, da Arena Fonte Nova, do Estádio Mané Garrinha, da Arena Corinthians e da Arena Manaus. Isso porque esses estádios receberam a Copa do Mundo dois anos antes das Olimpíadas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Mundial

De acordo com a UCI, o Mundial de Paraciclismo vai voltar para a capital carioca nos anos de 2021 e de 2024. Portanto, a cidade do Rio de Janeiro vai ter um trabalho duplo pela frente. Seja como for, a decisão de optar pelo Rio não foi fácil. Isso porque o Parque Olímpico chegou a ser interditado pela justiça brasileira nas últimas semanas. Por isso, o anúncio da cidade como sede do evento demorou um pouco mais do que o esperado. Agora, o Parque está novamente aberto para competições nacionais e internacionais.

A última edição do Mundial aconteceu na cidade de Milton, no Canadá e acabou no último domingo (2).

O Velódromo

O velódromo que foi utilizado nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro pertence ao governo municipal da cidade. Ele fica localizado exatamente na Barra da Tijuca, que fica na Zona Oeste do Rio de Janeiro. De acordo com informações oficiais, cerca de 10 milhões de reais foram gastos para a construção do local. O local foi o mais problemático dos Jogos. Isso porque ele atrasou muito o cronograma inicial.

PUBLICIDADE

Legado Olímpico

O Rio de Janeiro prometeu trazer uma grande quantidade de competições de caráter mundial depois dos Jogos Olímpicos. A ideia dos organizadores era portanto mostrar ao mundo que o Rio de Janeiro poderia virar uma espécie de centro esportivo. Mas não foi exatamente isso o que aconteceu. Quase quatro anos depois dos Jogos, poucos eventos de caráter internacional são realizados pela região da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

Comparada com a situação de outras cidades que receberam Jogos Olímpicos, a situação do Rio de Janeiro parece ainda pior. Londres, que recebeu os Jogos de 2012 é um exemplo. O Estádio Olímpico, que recebeu a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos, também recebeu o Mundial de Atletismo, em 2017. No mesmo ano, recebeu o Mundial de Para-atletismo.

Barcelona recebeu os Jogos Olímpicos em 1992. Mas seu legado esportivo segue vivo até hoje. A cidade espanhola recebeu o Mundial de Esportes Aquáticos em duas oportunidades depois das Olimpíadas. Uma em 2003 e outra em 2013. A Federação Internacional de Esportes Aquáticos (FINA) não esconde o gosto pela cidade da Catalunha.

LEIA MAIS

Tóquio inaugura ginásio do vôlei para os Jogos Olímpicos

 

Better Collective