Home Futebol Como era o mundo quando Messi assinou seu primeiro contrato profissional?

Como era o mundo quando Messi assinou seu primeiro contrato profissional?

Contrato do camisa 10 do Barcelona, que então era o 30, foi assinado em 4 de fevereiro de 2004

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Contrato do camisa 10 do Barcelona, que então era o 30, foi assinado em 4 de fevereiro de 2004

Como era o mundo há exatos 16 anos? Quem eram os campeões? O que fazia sucesso na TV, no cinema e na música? O tempo é exato e corresponde ao tempo que Messi assinou seu primeiro contrato profissional com o Barcelona, em 4 de fevereiro de 2004.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O mundo era muito diferente e apresentava outros clubes em alta, sucesso já esquecidos nas paradas e um Oscar para lá de dominado por uma produção inesquecível.

Como era o mundo quando Messi assinou seu primeiro contrato profissional com o Barcelona?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Os campeões?
Como o contrato foi assinado em fevereiro de 2004, os campeões em questão ainda eram os da temporada 2002/03 no futebol europeu e 2003 no futebol brasileiro.

Para quem não se lembra, 2003 foi o ano em que o Cruzeiro dominou o Brasil e conquistou a tríplice coroa, equivalente ao Campeonato Mineiro, à Copa do Brasil e ao Brasileirão.

Na Libertadores, o Santos havia acabado de perder a final para o Boca Juniors, em pleno Morumbi, e deixava a geração de Diego e Robinho sem a conquista continental.

PUBLICIDADE

Na Europa, o atual campeão espanhol era o Real Madrid, que conquistava o primeiro título dos galáticos. Na Itália, pouca coisa muda e a campeã foi ninguém menos que a Juventus.

PUBLICIDADE

A Inglaterra viu o Manchester United, de Alex Ferguson, superar o Arsenal de Wenger e conquistar mais uma vez a Premier League. Na Alemanha, mais uma vez pouca coisa mudou com o Bayern campeão.

Sem o título italiano, o Milan conquistou a Europa ao bater justamente a rival Juventus na decisão por pênaltis, que teve o brilho de Dida. A equipe rossonera, porém, perdeu a final do Mundial de 2003 para o Boca Juniors.

A FIFA também havia organizado no ano anterior mais uma edição da Copa das Confederações, que teve a França como campeã.

O Oscar
A premiação do Oscar seria realizada 20 dias após a assinatura de Messi, mas o que todos sabiam é que um filme dominaria tudo naquele ano. O Senhor dos Anéis foi indicado a 11 prêmios e levou todos os 11. Era uma aposta certeira.

PUBLICIDADE

O Brasil também teve uma importante participação no Oscar ao ser indicado a três prêmios com o filme Cidade de Deus, mas não recebeu nenhum. As categorias foram Melhor Fotografia, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Montagem.

A música
O fim de 2003, início de 2004, tinha como sucesso nas paradas a balada Behind Blue Eyes, do Limp Bizkit, que embalou uma série de encontros românticos.

Além desse som, Beyoncé já tinha projeção internacional e apresentava Baby Boy, pequeno garoto, assim como ainda era Messi do alto de seus 16 anos.

Em dezembro de 2003, o grande sucesso era da cantora Blu Cantrell, que apresentava Hit ‘Em Up Style ao mundo.

PUBLICIDADE

No Brasil, três sons bem diferentes dos atuais dominavam as paradas de sucesso. A mais ouvida de 2003 foi Velha Infância, dos Tribalistas, seguida de Tô Nem Aí, de Luka, e Mais Uma Vez, de álbum póstumo de Renato Russo.

Na TV
A TV mundial ainda via Friends como seu maior sucesso e acompanhava o início de sua última temporada. No Brasil, o Bom Dia e Companhia havia trocado de apresentadora, já que Jaqueline Petkovic havia passado o bastão para Jéssica e Kauê.

O programa Carga Pesada havia ganhado sua primeira temporada do remake, com os atores originais Stênio Garcia e Antônio Fagundes.

A Rede Globo também tinha um de seus maiores sucessos no ar: a novela das seis Chocolate com Pimenta. O horário nobre da emissora recebia o fim de Mulheres Apaixonadas em Outubro.

PUBLICIDADE

O que virou a partir daí?
O início de Messi no Barcelona mostrou uma nova era no mundo do futebol. O camisa 30 só estrearia oito meses depois, mas já era encarado como craque na base.

A previsão se tornou realidade e Messi iniciou ali sua caminhada para suas atuais seis Bolas de Ouro.

Leia mais:
Messi assinava seu primeiro contrato profissional com o Barcelona há 16 anos

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial