Em apenas cinco jogos, treinador fez o Palmeiras apresentar um novo estilo
O técnico Vanderlei Luxemburgo deu outra cara ao Palmeiras em apenas cinco jogos no comando do clube, dois na pré-temporada e três pelo Campeonato Paulista. Sem grandes reforços, trocou peças de lugar e deu novas funções a atletas consolidados no elenco, que tem apresentado uma nova cara no início de 2020.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Antes para muitos um elenco inchado e sem gana, o Palmeiras recebeu reforços caseiros da base, o que parece ter acordado atletas que estão no clube há tempos.
Com isso, Luxemburgo apresentou novidades logo em seus cinco primeiros jogos e mostrou que mudanças internas já eram suficientes para que o Palmeiras apresentasse modificações no estilo de jogo.
Lucas Lima participativo
Os números de Lucas Lima no início de 2020 são impressionantes, especialmente se comparado ao que o jogador fez desde que chegou ao Palmeiras. O camisa 20 se tornou o pensador do meio-campo e se consolidou como o armador do time de Luxemburgo, que demonstrou confiança no jogador. Foram dois gols em cinco jogos e uma “pifada” digna de um camisa 10 clássico para Willian na última quarta-feira (29), contra o Oeste, no Pacaembu.
https://www.youtube.com/watch?v=moQ-YYhlqZk
Willian é coringa
O atacante passou por um período de recuperação no ano passado, mas já no fim do ano poderia ter ajudado mais. Mano Menezes se negou a usar o jogador como um centroavante em ocasiões que era necessário e apostou em Deyverson e Borja, que fizeram a torcida perder a paciência.
Luxemburgo chegou e mostrou que o camisa 29 pode ser muito importante em todas as funções do ataque, seja pela direita, pela esquerda ou centralizado. Nos cinco primeiros jogos, Willian já marcou cinco gols e é o artilheiro do Palmeiras na temporada.
Zé Rafael achou a posição
Até mesmo na lesão de Bruno Henrique, um dos principais jogadores do time, Luxemburgo encontrou uma substituição rápida, surpreendente e que deu outra dinâmica. Zé Rafael, muitas vezes escalado na ponta-esquerda por Mano e Felipão, se tornou um segundo volante rápido, com bom poder de marcação e ótima saída de jogo e organizou o meio-campo.
É bem verdade que Luxemburgo testou Gabriel Menino e Patrick de Paula como titulares, mas foi o camisa 8 que deu a dinâmica necessária para a mudança de estilo nos primeiro jogos.
Veteranos em novas funções
O Palmeiras também viu dois dos jogadores mais veteranos do elenco “aquietarem” e aparecerem como ótimas peças coadjuvantes. Felipe Melo virou peça na zaga e tem feito dupla com Gustavo Gómez. Após críticas por sua mudança, o camisa 30 tem mostrado segurança e não parece um problema.
O outro veterano é Ramires, que não foi bem em seu primeiro jogo, mas melhorou. Mostrou que faltava tempo de jogo e tem dado dinâmica ao meio-campo, seja ao lado de Zé ou de algum dos garotos escalados.
Mesmo com apenas cinco partidas, o Palmeiras já acumula bons números em 2020. São 10 gols marcados e apenas um sofrido. São duas vitórias por 4 a 0, sobre Ituano e Oeste, dois empates por 0 a 0 com São Paulo e Atlético Nacional, e um triunfo por 2 a 1 sobre o New York City, que rendeu o troféu da Florida Cup ao clube.