Torneio envolve principais nomes do esporte e chega à edição de número 25 em 2020
O Super Rugby vai ter início na próxima sexta-feira, dia 31 de janeiro. São 15 equipes das potências do Hemisfério Sul, além do Sunwolves, do Japão. É a oportunidade de rever campeões mundiais sul-africanos, além de craques da Nova Zelândia, Austrália e Argentina pelos campos.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Equipes e formato de disputa do Super Rugby 2020
Os 15 times são divididos em 3 conferências de 5 equipes cada. Dessa forma:
- Conferência Neozelandesa – Blues, Chiefs, Hurricanes, Highalnders e Crusaders
- Conferência Australiana – MSW Waratahs, Reds, Rebels e Brumbies e Sunwolves, do Japão
- Conferência Sul-Africana – Bulls, Lions, Sharks, Stormers e Jaguares, da Argentina
Os campeões de cada conferência e os 5 melhores na pontuação geral, se classificam para as quartas de final do torneio. Os vencedores disputam as semifinais. A grande final acontece no dia 20 de junho. As fases decisivas são em jogos únicos, na casa da equipe melhor classificada.
Destaques para esse ano
Grande vitorioso na história do Super Rugby e atual tricampeão, o Crusaders ainda é o time a ser batido. Mesmo com a perda de Kieran Read, capitão dos All Blacks na Copa do Mundo de 2019, e de Sam Whitelock, tem nomes de peso como Scott Barret, Codie Taylor, entre outros.
O Jaguares fez história, alcançando o vice-campeonato do Super Rugby no ano passado. Entretanto, perdeu Pablo Matera, premiado como o “homem do jogo” na final de 2019, e Tomás Lavanini – foram jogar na Europa. A equipe manteve Emiliano Boffelli, assim como Jerónimo de la Fuente e Guido Petti.
Além dos finalistas do ano passado, os times desse grande torneio interclubes ainda conta com muitos Springboks, campeões mundiais no ano passao, assim como craques dos Wallabies, Pumas e dos All Blacks nas outras equipes neozelandeses.
A grande ausência, no entanto, será a dos principais jogadores da seleção japonesa no Sunwolves. Praticamente todos os Brave Blossoms abandonaram o time, seguindo para a Top League, que está remodelada pela federação do Japão, sendo realizada no mesmo período do Super Rugby. O Sunwolves, aliás, não disputará mais a competição a partir de 2021.
LEIA MAIS