Vencedor de seis maratonas o velocista foi o homem mais rápido da corrida de 2019
O campeão da Maratona de Boston de 2019, Lawrence Cherono do Quênia está confirmado na edição 124ª edição da prova. A disputa acontece dia que 20 de abril. No ano passado, o velocista terminou a prova em 2h07min57seg. Além disso, foi vencedor no torneio de Chicago.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Criado em Baringo no Quênia Lawrence Cherono tem uma história de vida dura. Na cidade onde morava precisava caminhar cerca de 50 km até a escola. Em entrevista ao San Diego Tribute ele conta que sua família não tinha veículo próprio e no local não havia ônibus. “Se você está atrasado, você corre”, disse Cherono.
Cherono é de uma família de nove irmãos e dois mais velhos correm profissionalmente. Um deles, Benson, foi terceiro colocado na Maratona de Boston em 2005. Agora ele é quem brilha nas pistas e coleciona vitórias em diversas maratonas, Amsterdã, Honolulu, Praga e Sevilha.
Atualmente, Lawrence Cherono está empatado com os etíopes Tamirat Tola e Asefa Mengstu como o 17ª maratonista mais rápida de todos os tempos, com base em sua corrida de 2:04:06 de Amsterdam. Com o resultado, ele estabeleceu um recorde do percurso.
Maratona de Boston 2020
Além do queniano outros três campeões anteriores de Boston foram confirmados na corrida. Um deles é o bicampeão da prova e campeão mundial Lelisa Desisa. O velocista ficou em segundo lugar em Boston no ano passado e busca uma revanche diante de Lawrence Cherono. Outros nomes conhecidos são os de Yuki Kawauchi, vencedor de 2018, e Geoffrey Kirui campeão mundial e da prova em 2017.
A lista ainda conta com dez atletas masculinos que finalizaram maratonas abaixo de 2h07min.
Na disputa da elite feminina um dos nomes de destaque é o da campeã e recordista etíope, Worknesh Degefa. A velocista finalizou a prova em 2h23min31s em 2019. Além dela, também irão competir na Maratona de Boston outras quatro vencedoras do torneio. São elas: Desiree Linden, campeã de 2018, a bicampeã mundial Edna Kiplagat, Caroline Rotich, que venceu em 2015 e Buzunesh Deba que estabeleceu o recorde do percurso feminino na maratona em 2014.
Leia mais:
No Golden score, penalidade garante à Daniel Cargnin o bronze no GP de Tel Aviv
Fisiculturista brasileiro conquista vaga para disputar o Arnold Classic