Os adiamentos no lançamento de games que em alguns casos entristecem os jogadores, fazem parte da estratégia de gestão empresarial; entenda na entrevista
Em meio às notícias de adiamentos de games considerados “AAA”, é interessante perceber o processo de lançamento de games indies, que possuem realidades específicas; o Torcedores.com conversou com Jesús Fabre, consultor de marketing e negócio para jogos independentes, que explica interessantes fatos do mercado.
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Entre os jogos AAA, o motivo constantemente divulgado para um adiamento na data de lançamento, é a necessidade de mais tempo para melhorias; como se explica esta situação?
O aprimoramento e ainda achar bugs na fase de playteste são os motivos principais. Só se tem uma chance para lançar e sempre é melhor adiar que ficar atualizando depois, quando os reviews já tenham sido publicados.
Quais outros motivos também podem ser apontados?
Quando o game é multi-plataforma, acontece que pode demorar para ter sua aprovação pelos diferentes donos das plataformas para ser lançado nas lojas deles.
Do ponto de vista mercadológico, a mudança de data também pode ser uma estratégia?
Às vezes o jogo está pronto, mas não pode ser lançado na data em que ele fica finalizado, porque tem outros lançamentos que vão competir fortemente e até eclipsar a atenção que seria para ele.
A relação com parceiros e publicadoras também pode modificar o planejamento de um lançamento?
Pode acontecer de ter uma publisher interessada num jogo, e ela começa negociar com a desenvolvedora, demorando mais do esperado para lançar o game, mas ao mesmo tempo esse novo parceiro pode aumentar a qualidade e visibilidade do jogo depois no lançamento. Ou o jogo não ter recursos para ser concluído, aí os desenvolvedores procuram por investimento em vez de lançar ele às pressas.
Jesús Fabre possui o site www.jesusfabre.com, voltado para a divulgação de suas atividades em marketing e comunicação de games.
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