Home Extracampo Federação Paulista barra homens e apresenta campanha “Elas no Estádio”

Federação Paulista barra homens e apresenta campanha “Elas no Estádio”

Ao lado dos 16 clubes do Paulistão, a Federação Paulista de Futebol lançou a campanha ‘Elas no Estádio’, como forma de incentivo para que as mulheres frequentem os jogos do seu time

Tabatha Selestino Maia Simões
Colaborador do Torcedores

Ao lado dos 16 clubes do Paulistão, a Federação Paulista de Futebol lançou a campanha ‘Elas no Estádio’, como forma de incentivo para que as mulheres frequentem os jogos do seu time

Na manhã desta terça-feira (21), a Federação Paulista de Futebol abriu as portas para as jornalistas esportivas e coletivos de torcedoras de alguns dos principais times da cidade de São Paulo (Palmeiras, Santos, Corinthians, São Paulo e Guarani) para falar sobre algo importante: a participação das mulheres nos estádios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Você sabia que apenas 14% do público que frequenta os estádios no Paulistão é feminino? As informações são do Datafolha. Diante disso, a FPF e os 16 clubes participantes do Paulistão Sicredi 2020 se uniram em um movimento para a ampliação desse número e lançaram o ‘Elas no Estádio’.

Aline Pellegrino, diretora de futebol feminino da FPF e embaixadora do movimento, juntamente com Laura Louzada, coordenadora de marketing do Botafogo FC, foram as responsáveis por receber as profissionais e torcedoras em uma coletiva seletiva, já que os homens foram barrados na porta — eles só conversaram com as responsáveis após o término do evento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A atitude, segundo as apresentadoras, é para causar a mesma sensação de restrição social que as mulheres sentem em dia de jogos.

Durante a coletiva, foi abordado as três ações que foram propostas pela Federação para o Paulistão: contato com órgãos públicos de segurança para ter apoio no dia a dia dos estádios; uma delegada mulher direcionada para esse atendimento; além disso, um canal de e-mail (elasnoestadio@fpf.org.br), e, por fim, o contato dos clubes diretamente com suas torcedoras.

Problemas que as mulheres enfrentam

Aline e Laura fizeram questão de frisar que o principal problema encontrado na pesquisa, que tinha como objetivo entender os motivos de as mulheres frequentar, ou não, os estádios, é a sensação da falta de segurança e o incentivo do círculo social.

PUBLICIDADE

A campanha, segundo Aline, está sendo discutida para que avance para os outros campeonatos, mas o foco é no Paulistão desse ano.

PUBLICIDADE

“Muito importante, aliás, é imprescindível”

Rita, torcedora do Corinthians, é participante do MTPC (Movimento Toda Poderosa Corintiana) e falou um pouco com a reportagem do Torcedores.com sobre a importância da campanha na sua visão.

“Muito importante, aliás, é imprescindível, porque nós mulheres gostamos de futebol. Muitas vezes, a gente se sente tolida, porque, como a Aline pontuou bem agora, levantam quatro pessoas da mesa e vão pro jogo e nós não somos convidadas. Esses coletivos, essa iniciativa da Federação e dos 16 clubes são importantes para mostrar que a gente gosta de futebol e que a gente vai torcer. A importância de uma atuação conjunta é muito relevante pra aumentar a participação feminina, pra integrar, pra uma mudança até na sociedade”, opinou ela.

Rita

Torcedora Rita – Crédito: Tabatha Maia/Torcedores

LEIA MAIS:

Gatorade lança documentário com presença de Cristiane e participação de Gabriel Jesus

PUBLICIDADE
Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial