Home Futebol Novo técnico do Barcelona, Quique Setién é discípulo de Johan Cruyff: “Tudo que sou como técnico devo muito ao Barça”

Novo técnico do Barcelona, Quique Setién é discípulo de Johan Cruyff: “Tudo que sou como técnico devo muito ao Barça”

Confirmado agora à noite como novo técnico blaugrana, Setién já admitiu que o futebol proposto por seus times tem como inspiração o Dream Team do Barcelona comandado por Cruyff. O experiente treinador chega em meio à temporada para comandar o clube

Fábio Dias
Jornalista formado pela Universidade Nove de Julho, com especialização em Jornalismo Esportivo pela Cursos Prado. Os 140 caracteres do Twitter não estavam sendo suficientes para analisar todos os jogos que o autor acompanha durante a semana. O mundo é uma bola, nada mais justo do que este perfil retratar todas as nuances do esporte mais sensacional que já inventaram. Análises táticas, técnicas e históricas sobre os campeonatos do Brasil e do Mundo, com olhar crítico, aqui no Torcedores.

Confirmado agora à noite como novo técnico blaugrana, Setién já admitiu que o futebol proposto por seus times tem como inspiração o Dream Team do Barcelona comandado por Cruyff. O experiente treinador chega em meio à temporada para comandar o clube

Quique Setién foi anunciado como novo treinador do Barcelona até 2022 no lugar de Ernesto Valverde. O agora ex-técnico culé teve o contratado rescindido depois de duas temporadas e meia à frente do clube.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva

PUBLICIDADE

Setién, aliás, sempre expressou admiração pela filosofia adotada pelo time culé. Em especial depois de ter enfrentado o Dream Team do Barcelona na década de 90.

PUBLICIDADE

Segundo reportagem do diário catalão Mundo Deportivo, Setién diz ter gratidão a Johan Cruyff, responsável por montar o time que se tornou um dos grandes times do Barcelona. “Tudo o que sou como treinador devo ao tanto que corri atrás da bola quando jogava contra aquele Barça”, disse, em entrevista concedida em 2017, ainda como técnico do Las Palmas.

O próprio Barcelona fez questão de destacar a admiração de Setién por Cruyff. Recuperando um tuíte de março de  2016, o clube lembra as palavras do seu novo técnico. “Sentia que poderia jogar um futebol melhor. Mas não vi até que Johan (Cryuff) nos ensinou”.

Além disso, o espanhol lembra que o conceito de suas equipes casa com o perfil e a cultura do Barcelona de jogar futebol. “Copiei muitas coisas do Barça desde que essa forma de jogar foi instalada. Esse estilo já me chamava a atenção nos tempos de jogador”.

O estilo de jogo implantado não só no Las Palmas como também no Bétis é inspirado naquele time que tinha Pep Guardiola no meio-campo.

PUBLICIDADE

Pelo Bétis, Setién já ganhou do Barcelona no Camp Nou

Em novembro de 2018, sob comando do Real Bétis, Quique Setién comandou uma grande vitória sobre o Barcelona. Placar de 4 a 3, em pleno Camp Nou, pela 12ª rodada de LaLiga. A atuação encerrou um jejum de 20 anos sem vitórias da equipe de Sevilla na Catalunha.

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial