Home Outros Esportes Análise: Lamar Jackson e “o jogo de xadrez” do ataque do Baltimore Ravens

Análise: Lamar Jackson e “o jogo de xadrez” do ataque do Baltimore Ravens

Com 14 vitórias e apenas duas derrotas na temporada regular, Baltimore Ravens chega nos playoffs com pinta de favorito

Paulo Foles
Paulo Foles atua como redator do Torcedores.com desde 2018. Neste período, cobriu grandes eventos esportivos, incluindo a Copa do Mundo e Olimpíadas. Com passagem em "Futebol na Veia", "Esporte News Mundo", "The Playoffs" e outros, tem como foco o futebol brasileiro e internacional, além de experiências com NBA e NFL.

Com 14 vitórias e apenas duas derrotas na temporada regular, Baltimore Ravens chega nos playoffs com pinta de favorito

Lamar Jackson assombrou a NFL por sua capacidade atlética e facilidade de punir pelo chão. Além do mais, o jovem de 23 anos evoluiu como passador em relação a temporada passada, e agora é um quarterback com diversas ferramentas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Foram 36 touchdowns lançados na temporada, o líder em 2019, além de 3,127 jardas pelo alto. Pelo chão, uma de suas grandes armas, foram sete TDs e 1,206 jardas terrestres, o sexto jogador com mais produtividade neste quesito. Detalhe: incluindo todos running backs.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Somado a capacidade de Lamar com o conciliado trabalho de quase 12 anos de John Harbaugh (desde 2008 no cargo), os Ravens se tornaram um time quase imbatível; quase. Foram 14 vitórias e duas derrotas na temporada – para Kansas City Chiefs e Cleveland Browns -, com um domínio nos dois lados da bola.

Equilíbrio é a palavra

O ataque é tão bom quanto a defesa, e os números provam isso: os Ravens lideram em pontos por jogo, com 33,2 de média, além de ser o segundo com mais jardas conquistadas, somando 407,6 de média.

PUBLICIDADE

Na defesa, o impacto é também gigantesco: quarto em jardas cedidas por jogo (300,6); terceiro que menos cedeu pontos por jogo (17,6) e força em todos os níveis do sistema defensivo.

PUBLICIDADE

Lamar Jackson: o MVP, o cara da temporada 

É possível parar o ataque comandado por Lamar Jackson? Além de ser um dos melhores da NFL correndo com a bola, incluindo todos os jogadores, ele melhorou muito em progressão de passe e precissão em janelas curtas e big plays.

A força pelo chão de Lamar permite criar uma confusão imensa no adversário. A defesa, em muitas situações, não sabe se o próprio quarterback irá correr ou se ele deixará a bola com um running back (Mark Ingram ou Gus Edwards), como no lance abaixo:

Ainda é aberta a possibilidade de play action, que é quando o QB ameça entregar a bola para o jogo corrido, mas na verdade a segura nas mãos e lança para algum recebedor; confira:

Como resumo, a força de Lamar Jackson pelo chão abre um leque de possibilidades para o ataque do Baltimore Ravens. Além do mais, ele pode tranquilamente se alinhar como um corredor e simplesmente conquistar jardas com as pernas, pois tem capacidade atlética como poucos.

PUBLICIDADE

O jogo contra o Tennessee Titans é neste sábado (11), às 22h15 (de Brasília). Diante de tantas alternativas, a franquia tem tudo para chegar na final da AFC e ao Super Bowl.

LEIA MAIS:

NFL: Lamar Jackson alcança recorde de mais jardas corridas para um quarterback em uma temporada

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial